A Renault não demorou a reagir após o lançamento do rejuvenescido Citroën C3 e providenciou uma nova versão do seu hatch “aventureiro urbano” para enfrentar o rival. Trata-se do Stepway 1.0, que aposta no conhecido amplo espaço interno do modelo (para ocupantes e bagagem) e em uma boa lista de equipamentos de série para atrair o público.
O novo Renault já está à venda por R$ 77.990 (pelo programa Renault Direct, somente nas concessionárias), enquanto o novo C3 custa a partir de R$ 68.990, mas é bem menos equipado.
O Renault Stepway 1.0 – que substituiu a série especial Sandero S – exibe praticamente o mesmo visual das versões com motor 1.6, com destaque para os faróis de neblina com molduras cromadas e parte inferior do para-choque pintada de prata, além das luzes de condução diurna de LED. A diferença fica por conta das rodas de aço de 15” com calotas (são de liga leve e têm 16” nas demais). Parece pouco, mas a mudança salta aos olhos, já que as rodas parecem pequenas para o veículo.
Por dentro, o novo Renault Stepway 1.0 vem de fábrica com diversos itens de conforto e conveniência, como ar-condicionado, direção com assistência eletro-hidráulica, vidros elétricos dianteiros com função “um toque”, travas com acionamento elétrico, volante e banco do motorista com ajuste de altura, chave tipo canivete, sensores de manobra traseiros, além de quatro airbags (frontais e laterais), entre outros.
Em termos de conectividade, o Stepway 1.0 traz central multimídia Media Evolution, com tela de 7” e quatro alto falantes, compatível com Android Auto e Apple Carplay por cabo. O porta-malas com capacidade para 320 litros é outro destaque.
Sob o capô, há o motor 1.0 SCe tricilíndrico, com cabeçote multiválvulas e duplo comando variável em admissão e escapamento, capaz de entregar 82 cv e 10,5 kgfm (com etanol). O câmbio é manual de cinco marchas e o modelo ainda conta com sistema Start-stop, que proporciona mais economia no trânsito.
Por falar em economia, a Renault informa que o Stepway 1.0 roda 13 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina. Já com etanol, tanto o consumo urbano como o rodoviário são de 9,3 km/l.