Review: Ford Ranger Raptor, o melhor que o dinheiro pode comprar

Rodamos uma semana com a versão mais apimentada da picape que está conquistando o Brasil e a América do Sul

17 nov 2024 - 10h40
Ford Ranger Raptor 2024
Ford Ranger Raptor 2024
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A nova geração da picape Ranger Ranger é a prova de que os consumidores reagem, sim, às melhorias de qualidade num veículo. A Nova Ranger é sucesso de público e de crítica. Ficou tão boa que está conquistando o Brasil e a América do Sul – tanto que a Ford já anunciou aumento de produção para 70 mil unidades em 2025.

Mas há uma Ranger ainda melhor. Trata-se da Ranger Raptor. O nome pode e deve lembrar a linha de dinossauros mais agressiva do mundo antes dos humanos. A Ranger Raptor é simplesmente sensacional – por sua potência, por seu visual, por sua dirigibilidade, por sua capacidade de se atraver em caminhos que assusta a maioria das picapes.

Publicidade
Ford Ranger Raptor 2024
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Um dos grandes segredos da Ranger Raptor é a suspensão preparada pela Fox, uma icônica fabricante desses equipamentos para o mundo off-road. Há também ajustes específicos e perfeitos de direção e freios. O resultado é uma picape excepcional na dirigibilidade e no comportamento direcional.

Durante a semana que avaliamos a Ranger Raptor, a caminhonete mostrou-se tão confortável como um carro de passeio. Se o Ford Ranger convencional já dá um banho de dirigibilidade em todas as outras picapes médias-grandes do mercado, a versão Raptor vai muito além. É preciso dirigir para sentir.

Ford Ranger Raptor 2024
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Importada da Tailândia, a nova Ranger Raptor é equipada com um motor 3.0 V6 biturbo a gasolina, que oferece 397 cv de potência e 583 Nm de torque. O câmbio é o automático de 10 marchas usado pelo Ford Mustang, e o sistema de tração é 4WD. A tração 4x4 permanente tem uma caixa de transferência de duas velocidades controlada de forma eletrônica. Consumo não é o seu forte: faz 6,7 km/l de gasolina na cidade e 7,4 na estrada.

Ford Ranger Raptor 2024
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A Ranger Raptor traz ainda um visual esportivo bem radical, com acabamentos exclusivos, que a diferenciam bastante das caminhonetes convencionais. Mas ela não é só um rostinho bonito: é simplesmente a picape mais rápida do Brasil, pois acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos. A máxima é de 180 km/h.

Publicidade

Segundo a Ford, o motor V6 da Ranger Raptor possui um bloco de cilindros de ferro grafite compactado, que é cerca de 75% mais forte e mais rígido do que o ferro usado nas peças fundidas tradicionais. Também há quatro opções de sonoridade para o motor, dependendo do modo de direção escolhido pelo motorista.

Ford Ranger Raptor 2024
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A picape é toda preparada para alto desempenho off-road, por isso é ainda melhor quando usada no modo “civil”, digamos assim. Ela tem uma série de suportes e reforços exclusivos, para elementos como a coluna C, caçamba e roda sobressalente. Também há estruturas exclusivas para o para-choque, o santantônio e o suporte de choque traseiro.

A maravilhosa suspensão tem novos braços de controle superiores e inferiores de alumínio, que são mais resistentes e leves. A suspensão dianteira e traseira de longo curso também foram reprojetadas para o uso off-road em velocidades maiores. Na prática, o Ford Ranger Raptor é um veículo seguro, capaz e muito confortável.

Ford Ranger Raptor 2024
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Os amortecedores de 2,5 polegadas da Fox também são novos. Eles são preenchidos com óleo com infusão de Teflon, por isso reduzem o atrito em cerca de 50% em comparação com os amortecedores do Ford Ranger Raptor da geração anterior. Eles se ajustam às condições de terreno selecionadas através dos vários modos de condução disponíveis.

Publicidade

Um dos detalhes visuais é que a grade frontal traz o nome Ford escrito por extenso e escurecido. Os faróis de led mantém a marcante assinatura visual em formato de “C”, enquanto o novo para-choque off-road conta com skid plate e traz as luzes de neblina. Na lateral, os para-lamas têm saídas de ar pintadas na cor da carroceria. 

Ford Ranger Raptor 2024
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Eles também trazem prolongadores nas caixas de roda, que alargam a Ranger Raptor e a deixam mais “baixa” visualmente. As rodas de 17 polegadas têm design exclusivo e acabamento escurecido. Os pneus são off-road, é claro, com medidas 285/70. Na traseira, a tampa da caçamba traz o logotipo Raptor. A picape tem ainda um novo para-choque traseiro e saídas esportivas de escapamento. Impossível não amar.

Na cabine, o painel de instrumentos digital de 12,4 polegadas, com números enormes e bem visíveis, tem layout exclusivo da versão Raptor. A central multimídia Sync 4 (excelente) também traz tela de 12 polegadas e conexão excelente do Apple CarPlay e do Android Auto.

Ford Ranger Raptor 2024
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O acabamento da cabine tem detalhes na cor laranja nas saídas de ar, bancos, volante e alavanca do câmbio. Os assentos também são novos, acomodam muito bem o corpo, e contam com design inspirado em caças a jato, segundo a Ford. Para completar, a picape ainda tem sistema de som premium da Bang & Olufsen.

Publicidade

Barata não é, por óbvio. A Ford vende a Ranger Raptor por R$ 475.000. Mas não faltam compradores, pois é um veículo que extrapola a função de transportar, oferece emoção e status, por isso é altamente aspiracional e desperta desejo em quem a vê. Fizemos uma seção de fotos na praia da Enseada, no Guarujá (SP), e foi aquele sucesso.

Ford Ranger Raptor 2024
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações