Review: Hyundai HB20 de R$ 122 mil agrada, mas tem inimigo oculto

Avaliamos o Hyundai HB20 Platinum Safety, que traz mais equipamentos do que VW Polo e Chevrolet Onix, mas tem um inimigo oculto

18 set 2024 - 16h56
Hyundai HB20 2025 Platinum Safety
Hyundai HB20 2025 Platinum Safety
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Rodamos cinco dias na cidade com o Hyundai HB20 2025 em sua nova versão Platinum Safety. Já fizemos várias avaliações com o HB20 da atual geração na cidade e na estrada; não é segredo que gostamos muito desse carro. Agora, com a nova versão, ele consegue entregar mais equipamentos do que os rivais Volkswagen Polo e Chevrolet Onix nessa faixa de preço.

O único (grande) problema para o Hyundai HB20 (mas não do HB20) é o seu inimigo oculto, do qual falaremos mais adiante. O HB20 Platinum Safety é bem completo e sai por R$ 122.290. Ele custa exatos R$ 500 a menos do que os rivais Polo Highline e Onix Premier, ambos com preço sugerido de R$ 122.790.

Publicidade
Hyundai HB20 2025 Platinum Safety
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Em relação ao HB20 um pouco mais barato, Comfort Plus Tech, de R$ 111.990, é R$ 10.300 mais caro. Estamos falando aqui somente de hatches 1.0 turbinados. No caso do Hyundai HB20, a potência é de 120 cv e o torque é de 171 Nm. O Onix tem 116 cv/165 Nm e o Polo entrega 116 cv/165 Nm com etanol e 109 cv/165 Nm com gasolina. 

Na aceleração de 0 a 100, o Hyundai HB20 perde para o Onix: faz em 10s7 contra 10s1 do Chevrolet. Isso não faz muita diferente no dia-a-dia da cidade. Porém, o Hyundai é o menorzinho dos três: 4.015 mm de comprimeto, 1.720 mm de largura, 1.470 mm de altura e 2.530 mm de entre-eixos.

Mesmo assim, seu porta-malas de 300 litros é maior do que o do Onix (275). O Hyundai HB20 também carrega mais peso (423 kg, contra 375 kg do Onix). Sua relação peso/potência é de 9,2 kg/cv, o que é um bom número para a categoria. Além disso, por ser bem compacto, o HB20 é muito prático e cabe em “qualquer” vaga.

Hyundai HB20 2025 Platinum Safety
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Em relação aos rivais da Volks e da GM, o Hyundai HB20 tem os seguintes itens exclusivos: indicador de fadiga, alerta de mudança de faixa, alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, frenagem automática em manobras, assistente de ponto cego, alerta de saída segura do carro e faróis de neblina com projetor. Isso sem contar que vem com 6 airbags de série (o Polo só tem 4). 

Publicidade

A lista de equipamentos de série do Hyundai HB20 Platinum Safety é enorme. Veja no final deste review, para não interromper a leitura. Além disso, como já dissemos em outras reportagens, o Hyundai HB20 é um carro fácil de guiar, tem bom comportamento direcional, boa posição de dirigir e quase nenhuma vibração perceptível no motor de 3 cilindros.

Pecados, são poucos. Um deles é o design. O HB20 ficou muito mais bonito depois do facelift de 2022, o que acabou salvando essa geração de um desastre completo, mas ainda assim ele não é tão bonito como seus rivais e nem sequer como o HB20 da primeira geração, que foi disruptivo na categoria.

Hyundai HB20 2025 Platinum Safety
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Outro detalhe que não agrada a este repórter (mas que pode agradar ao leitor e a outros consumidores) é o painel de instrumentos digital sem os ponteiros. O que mais incomoda é o conta-giros. Infelizmente, parece que a moda chinesa para esse equipamento está se espalhando para vários carros. 

A multimídia é competente e está bem posicionada, apesar de não ter um visual bonito. Também poderia ser melhor o material de alguns acabamentos e a combinação de cores interna, que é meio depressiva. Talvez pudesse haver uma opção para quem gostasse de um interior mais “alegre”. 

Publicidade
Hyundai HB20 2025 Platinum Safety
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O importante é que, perante seus rivais diretos com motor 1.0 turbo, o Hyundai HB20 é o mais completo e ainda por cima mais barato. Uma boa compra, sem dúvida, especialmente se o cliente conseguir pegar uma das muitas promoções que a montadoira coreana tem feito com seu hatchback. Agora, quando consideramos o inimigo oculto do HB20, a história é diferente.

Qual seria este inimigo oculto? É o Peugeot 208 Turbo. Escondido no mercado, por ser fabricado na Argentina, o Peugeot 208 Turbo continua sendo o melhor hatchback da sua categoria e seus números de potência são campeões

Hyundai HB20 2025 Platinum Safety
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Contra os 120 cv do HB20 1.0 TGDI, o Peugeot entrega 130 cv com etanol e 125 cv com gaslina. O torque, que no HB20 é de 171 Nm, no Peugeot é de 200 Nm. Assim, vai de 0 a 100 em apenas 9 segundos – ou seja, é 1s7 mais rápido do que o HB20 que avaliamos. Mas, na média de consumo, o HB20 é o melhor dos quatro (veja tabela abaixo).

Além disso, o Peugeot 208 Turbo também tem alguns equipamentos que não estão disponíveis no Volkswagen Polo Highline e no Chevrolet Onix Premier. São eles: assistente de ponto cego, assistente de tráfego traseiro cruzado e frenagem automática em manobras.

Publicidade
Hyundai HB20 2025 Platinum Safety
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

E mais: o Peugeot 208 Turbo Griffe, topo de linha, custa R$ 114.990 – ou seja, sai por R$ 7.300 a menos do que o HB20 Platinum Safety. Ainda que o Peugeot 208 também seja bem compacto e que o seu porta-malas tenha apenas 265 litros, ele é, sim, um forte inimigo oculto para o Hyundai HB20. Para sorte da Hyundai, é oculto.

COMPARATIVO DE CONSUMO DOS HATCHES TURBINADOS
KML HB20 POLO ONIX 208
Etanol Cidade 9.1 8.5 8.3 8.8
Etanol Estrada 10.5 10.4 10.4 10.0
Gasolina Cidade 13.1 12.3 11.6 12.5
Gasolina Estrada 14.8 14.6 14.9 14.1

Equipamentos de série HB20 Platinum Safety

  • Faróis com projetor
  • Faróis de luz diurna (DRL) em LED
  • Faróis de neblina dianteiros com projetor
  • Maçanetas externas cromadas
  • Rodas de liga leve diamantada de 16", pneus 195/55 R16
  • Apoios de braço laterais revestidos em couro
  • Bancos em couro preto
  • Botão do freio de mão cromado
  • Console central revestido em couro
  • Maçanetas internas cromadas
  • Painel de instrumentos digital colorido Supervision Cluster
  • Volante revestido em couro
  • Abertura e fechamento dos vidros elétricos por meio da chave
  • Apoia braço deslizante no console central
  • Chave presencial Smart Key com telecomando de travamento das portas e porta-malas
  • Iluminação no porta-luvas
  • Partida do motor por botão
  • Partida remota do motor pela chave
  • Retrovisores externos com rebatimento elétrico
  • Smart Shift: alavancas no volante para troca de marchas
  • Vidros elétricos dianteiros e traseiros com funções one-touch (descida e subida) e antiesmagamento
  • Alerta de presença no banco traseiro
  • Alerta de saída segura 
  • Assistente de ponto cego 
  • Assistente de tráfego cruzado traseiro 
  • Detector de fadiga 
  • Farol alto adaptativo 
  • Monitoramento da traseira via câmera 
  • Monitoramento de pressão dos pneus
  • Sistema de alerta e frenagem autônomo para carros, pedestres e ciclistas
  • Antena tipo barbatana
  • Bluelink - Sistema de carro conectado com serviços de prevenção ao roubo, assistência 24h, controles remotos do veículo, diagnóstico do veículo e alertas de uso do veículo
  • Carregador sem-fio para smartphones
  • Entrada USB atrás do console para o banco traseiro (tipo C)

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações