A partir da próxima segunda-feira (11), a cidade de São Paulo terá uma quarentena ainda mais restrita. A prefeitura vai aumentar o rodízio de veículos para até quatro dias na semana. O foco é reduzir a movimentação de pessoas e a abertura de comércios. O decreto será estampado no Diário Oficial de amanhã (8).
Carros com o último número ímpar na placa do veículo não poderão rodar em dias ímpares. E carros com placa de final par nos dias pares. Isso passaria a valer para toda a capital em todos os dias da semana, incluindo finais de semana de feriados.
A cidade de São Paulo é o principal foco de proliferação do coronavírus no País. E um dos desafios é fazer cair a mobilidade das pessoas e reduzir a curva de contaminação na localidade mais populosa do Brasil. E parte da solução pode estar neste rodízio ainda mais restritivo.
Inicialmente, o projeto iria colocar a proibição para o horário das 6h às 22h. Contudo, o prefeito Bruno Covas confirmou que ele será aplicado nas 24 horas do dia, proibindo a circulação inclusive de madrugada.
Nesta semana o Departamento de Operações do Sistema Viário (DSV), por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET,) já começou a restringir a movimentação em principais avenidas da cidade, fechando faixas. Esta foi a primeira tentativa de forçar as pessoas a ficarem em casa devido à redução de vazão das vias.
Motos e transporte público continuam fora do rodízio
A semelhança com o modelo atual de rodízio é que há as exceções. Continuam a ficar isentos do rodízio as motocicletas, transporte escolar, guincho, transporte público, carros do serviço público essencial, além de modelos com permissão especial - entre eles híbridos e elétricos.
Fora isso, funcionários da área da saúde, mesmo que não sejam médicos, poderão se cadastrar para ficar fora do novo rodízio. Médicos e enfermeiros já estão fora do sistema de restrição atual. Eles deverão mandar um e-mail para isencao.covid19@prefeitura.sp.gov. Porém, já estão habilitados para rodar sem tomar multa agora, já que a pesquisa de multas será averiguada junto a este cadastro e serão canceladas se tiverem justificativa de trabalho.
No rodízio atual, imposto na cidade desde 1997, os carros não circulam apenas um dia da semana. De segunda à sexta, dois finais de placa por dia, não podem circular entre 7h e 10h e das 17h às 20h. Além disso, veículos pesados têm outras restrições de horário no centro expandido.