_texto: Luiz Alberto Pandini
Está confirmada para o período de 18 a 22 de maio a oitava edição das Mil Milhas Históricas Brasileiras, uma das provas mais importantes do calendário nacional de eventos para automóveis clássicos. A prova voltará a ser realizada depois de uma paralisação de dois anos causada pela pandemia de Covid-19.
A edição de 2022 terá a estreia de um novo formato. Nas anteriores, o percurso de mil milhas (aproximadamente 1.600 quilômetros) foi feito de cidade a cidade, muitas vezes cobrindo diferentes estados da federação. Desta vez, o MG Club do Brasil, organizador da prova, centralizará toda a ação das Mil Milhas Históricas Brasileiras no Santa Clara Eco Resort (que terá preços especiais para os inscritos no evento após a confirmação da inscrição), em Dourado (município da região de São Carlos-SP).
O percurso será feito em “estrela”: as largadas acontecerão sempre no Santa Clara e cada dia terá um percurso diferente em direção a um ponto de atração na região. A programação incluirá visitas a duas coleções de veículos clássicos, um museu automobilístico e um passeio de barco por um dos trechos mais aprazíveis do rio Tietê. O barco, recém-inaugurado, possui ar condicionado e o serviço a bordo inclui canapés servidos no convés seguido de almoço.
Detalhes do regulamento e data de abertura das inscrições (com número de vagas limitado) serão divulgados em breve. No ano passado, o MG Club do Brasil estreou, por ocasião do Raid Campos do Jordão – Pedra do Baú um sistema de handicap para incentivar a participação de automóveis de todos os anos de fabricação.
Modelos fabricados até 1950 têm coeficiente zero (ou seja, recebem a pontuação apurada nas estradas, de acordo com a obediência às médias horárias). De 1951 em diante, o coeficiente vai aumentando até chegar a 70% para modelos fabricados de 1993 a 1999. Carros de fabricação no ano 2000 ou depois são aceitos no evento, porém não competem com os demais. É a chamada categoria Turismo, com classificação em separado.
Sobre o MG Club do Brasil
Fundado em 1983, o MG Club do Brasil é um dos mais atuantes clubes de carros clássicos do País. Foi criado para congregar proprietários de modelos da marca inglesa MG, mas logo tornou-se um clube multimarca, admitindo proprietários de carros clássicos de qualquer modelo.
O clube organiza raids de regularidade e passeios como as 1000 Milhas Históricas Brasileiras, Raid de Campos do Jordão e Raid da Serra do Mar. Por serem concebidos para carros clássicos, esses raids percorrem boas estradas, paisagens agradáveis e incluem visitas a pontos de interesse cultural e histórico.
Todos os sábados, o MG Club do Brasil promove encontros informais entre os associados, nos quais o antigomobilismo é o assunto predominante. Também acontecem na sede social (localizada na Vila Romana, zona oeste de São Paulo) eventos temáticos e homenagens a personalidades do automobilismo. O local possui um acervo de publicações automobilísticas disponível aos sócios para consulta.