Fusca "offroad" e Volvo: veja carros estranhos de Detroit

Como o nome já diz, os carros conceito são estudos e ideias que não estão necessariamente prontas para o mercado

17 jan 2014 - 16h41
(atualizado às 16h49)

Como o nome já diz, os carros conceito são estudos e ideias que não estão necessariamente prontas para o mercado. Assim, as fabricantes acertam e erram a mão constantemente. No salão de Detroit não foi diferente, com o Beetle Dune liderando a lista de “estranhices” do evento, que conta também com representantes de Kia, Honda, Lexus e Volvo.

Publicidade

Fusca offroad

Sem grandes novidades de produto, a Volkswagen apresentou no salão uma versão superesportiva do Golf, um conceito de Passat Bluemotion bastante real e elevou ao patamar de estrela o Beetle Dune – um conceito do Fusca pensado para as estradas de terra, areias de praia e montanhas. Contudo, na fria Detroit o carro parecia tão deslocado, que até mesmo o par de esquis colocados na traseira atrapalharam. E a fabricante ainda fez questão de ressaltar que o estudo está “praticamente” pronto para a produção

Kia GT4 Stinger

A sul-coreana apresentou sua proposta para um futuro carro esportivo da marca, que se assemelha a um carro de brinquedo que cresceu de tamanho. No entanto, a Kia já tem tradição de apresentar conceitos estranhos que ganham as ruas com sucesso, como ocorreu com o Kia Soul, que também era um protótipo quando foi apresentado em Detroit há oito anos. Pelo menos, o Stinger vem com motor turbo de 2.0 l, que gera 315 cavalos de potência.

Publicidade

Volvo Concept XC Coupé

Embora antecipe uma renovação da XC 90, um dos modelos mais vendidos da marca, o conceito da Volvo parece muito distante da produção. Enquanto a traseira parece factível, tirando os detalhes em laranja, a frente é bastante pronunciada, como um nariz adunco, indo contra a aerodinâmica do veículo. 

Honda FCEV

Após a estreia em Los Angeles no ano passado, o protótipo de carro movido a hidrogênio da Honda parece mais longe da realidade que o modelo apresentado pela rival Toyota, o FCV. Ambas montadoras prometem colocar os carros com propulsores alternativos nas ruas em 2015, mas antes a Honda precisa aprimorar o conceito “ultra-aerodinâmico” que foi pensado para FCEV.

Lexus LF-NX

Publicidade

A ideia de esportivo utilitário que a Lexus trouxe a Detroit tem formato agressivo, com grade frontal gigante, vincos profundos, muitos ângulos e olhar de alienígena monstruoso feito em LED. Mas debaixo do capô ele é amigável, com motor a gás de 2.5 litros aliado a propulsor elétrico, com baixo consumo e emissão de poluentes.

Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se