Depois de quase triplicar sua fatia do mercado brasileiro com o sucesso do HB20, a Hyundai estuda ampliar a fábrica de Piracicaba (SP) para poder exportar o compacto, além de ampliar a família HB. Em 2014, a unidade produtiva deve atingir o limite de 175 mil unidades, com três turnos em operação desde o ano passado, segundo informou Tak Uk Im, vice-presidente da marca sul-coreana para o mercado global.
"Estamos com um grande volume para atender o Brasil. Primeiro precisamos expandir a produção para exportar. Mas não está nada definido. Por enquanto, o foco é o mercado doméstico", afirmou o executivo, que comemorou o número de vendas do HB20. Em seu primeiro ano completo no mercado, o modelo proporcionou à Hyundai um ganho de cinco posições no ranking das maiores vendedoras de carros de passeio no País.
A fabricante pulou da décima posição no acumulado de 2012 (com 2,2% de participação) para a a quinta colocação em 2013, quando deteve 6,34% do mercado brasileiro, segundo dados da associação dos distribuidores de veículos (Fenabrave). O sucesso ainda pode ser ampliado com mais integrantes da família brasileira - o mais cogitado é um SUV derivado da mesma plataforma do HB20. "Há uma demanda por pequenos SUVs no mundo inteiro", despistou Uk Im.
Enquanto a Hyundai planeja expandir apenas a família HB em Piracicaba, outros produtos globais da marca poderão ser feitos na fábrica do grupo parceiro Caoa, em Anápolis (GO). Atualmente, a planta produz ix35, Tucson e um utilitário comercial. De acordo com Uk Im, a planta pode receber um novo produto em regime de CKD, no qual apenas a montagem é feita localmente. A expectativa é de que o compacto i30 seja nacionalizado.
Mesmo com aumento de IPI e previsões não muito otimistas para a economia, o executivo sul-coreana acredita que hacerá um pequeno aumento nas vendas neste ano. "O País é populoso e tem recursos naturais, vemos como um grande potencial de crescimento ainda", afirmou Tak Uk Im.
O jornalista viajou a convite da BMW do Brasil.