Os carros compactos parecem ser realmente a aposta das principais montadoras para elevar as vendas, principalmente em países emergentes. O salão do automóvel de Genebra comprova essa teoria com a estreia de pequenos modelos como Renault Twingo, Peugeot 108 e Citroën C1.
Sucessor do 107, o novo modelo de entrada da Peugeot será equipado com motores de 3 cilindros, que variam na Europa entre 1.0 litro, de 68 cavalos, e 1.2 litro, de 82 cavalos. Com 3,47 metros de comprimento e 840 kg, o veículo urbano tem a tampa do porta-malas em vidro. A fabricante ainda afirma que (pelo menos na Europa) ele terá equipamentos como câmera de ré, ar-condicionado automático e partida acionada por botão.
A “irmã” francesa Citroën também apresentou seu novo compacto, o C1, com 3,46 metros de comprimento e mesmo peso do 108. Segundo a fabricante, o propulsor a gasolina deve ter um dos melhores índices de consumo do mercado. O modelo também promete ser equipado com tela de sete polegadas sensível ao toque e câmera de ré.
A Renault apresentou oficialmente o novo Twingo, que terá motor traseiro e duas opções de motorização (só na Europa, por enquanto). Segundo a fabricante, o compacto chega à terceira geração com motor de três cilindros 1.0 litro, de 70 cavalos de potência, ou 0.9 litro turbo, com 90 cavalos. O “carrinho” da fabricante francesa ficou 10 cm menor no comprimento, que agora tem 3,59 metros no total.
A largura do Twingo é de 1,64 metro, enquanto a altura fica em 1,55 metro. Mesmo com o propulsor localizado abaixo do porta-malas, é possível carregar 219 litros na traseira. Além de faróis redondos de rodagem diurna em LED, o compacto urbano terá pela primeira vez uma carroceria com 5 portas. O Twingo terá a mesma plataforma dos futuros modelos Smart – a Renault assinou um acordo de cooperação estratégica com a Daimler, dona das marcas Merdes-Benz e Smart, em 2010.
Outro modelo que aposta no propulsor de três cilindros é o Toyota Aygo. O novo compacto da fabricante japonesa também tem 3,45 metros de comprimento, com espaço para 168 litros no porta-malas. Já divisão europeia da GM apostou em novas versões mais apimentadas do Adam.