Genebra: montadoras temem desaceleração no Brasil e Rússia
Vendas aumentaram na Alemanha, na Itália e na Espanha, embora tenham caído na França. Mas alguns mercados emergentes, como Brasil e Rússia, mostraram redução na procura
A montadora francesa Renault reduziu sua projeção de crescimento no mercado global para este ano, dando sinal de que a indústria está ficando cada vez mais preocupada com a volatilidade dos mercados emergentes, mesmo com um aumento recente na demanda europeia. Jérôme Stoll, chefe de vendas da Renault, disse nesta terça-feira, na Feira do Automóvel de Genebra, que o grupo espera que as vendas globais aumentem pouco menos que os dois por cento de sua previsão anterior.
"Embora a Europa mostre alguns sinais de recuperação, ao mesmo tempo estamos vendo alguns ventos contrários dos mercados emergentes", afirmou, citando demanda menor que a esperada em Rússia, Argentina, Turquia e Argélia em particular. Após seis anos de queda nas vendas, o mercado automoblístico europeu finalmente dá sinais de recuperação, já que mesmo os países mais atingidos pela crise da dívida soberana já saem da recessão.
Dados da indústria da segunda-feira mostram que as vendas aumentaram na Alemanha, na Itália e na Espanha, embora tenham caído na França. Mas alguns mercados emergentes, como Brasil e Rússia, mostraram redução na procura, e os executivos temem que o mais recente surto de volatilidade, desencadeado pela intervenção militar russa na Ucrânia, leve a um enfraquecimento ainda maior.
"Alguns países viram suas moedas se desvalorizarem 20%, 30% ou 35%. Isso sempre tem consequências… muito fortes, se você não produz localmente", disse Christian Klingler, chefe de vendas da Volkswagen, maior montadora europeia, à Reuters. "Somos um grande parceiro comercial da Rússia e estamos olhando para ela e a Ucrânia com preocupação", acrescentou Martin Winterkorn, executivo-chefe da Volkswagen.
Entretanto, os executivos permanecem majoritariamente otimistas com as perspectivas globais da indústria automoblística, apontando a força crescente da demanda na China, o maior mercado de carros do mundo, e a recuperação dos Estados Unidos. "É uma questão de décimos de ponto percentual", disse Stoll sobre o corte nas projeções de crescimento da Renault.
Publicidade
Stoll afirmou ainda estar confiante na recuperação do mercado francês, apesar da queda nas vendas em fevereiro, e acrescentou que a força da recuperação em países anteriormente atingidos pela crise, como Itália, Portugal e Espanha, foi "uma boa surpresa".
1 de 62
A Renault apresentou oficialmente nesta terça-feira o novo Twingo
Foto: AFP
2 de 62
Carro terá motor traseiro e duas opções de motorização (só na Europa, por enquanto)
Foto: AFP
3 de 62
Segundo a fabricante, o compacto chega à terceira geração com motor de três cilindros 1.0 litro, de 70 cavalos de potência, ou 0.9 litro turbo, com 90 cavalos
Foto: AFP
4 de 62
O carrinho da fabricante francesa ficou 10 cm menor no comprimento, que agora tem 3,59 metros no total
Foto: AFP
5 de 62
A largura é de 1,64 metro, enquanto a altura fica em 1,55 metro
Foto: AFP
6 de 62
Mesmo com o propulsor localizado abaixo do porta-malas, é possível carregar 219 litros na traseira
Foto: AP
7 de 62
Além de faróis redondos de rodagem diurna em LED, o compacto urbano terá pela primeira vez uma carroceria com 5 portas
Foto: AP
8 de 62
O Twingo terá a mesma plataforma dos futuros modelos Smart a Renault assinou um acordo de cooperação estratégica com a Daimler, dona das marcas Merdes-Benz e Smart
Foto: AP
9 de 62
O compacto francês foi revelado pela primeira vez no Salão de Paris de 1992
Foto: Reuters
10 de 62
Toyota Aygo
Foto: Reuters
11 de 62
Toyota Aygo
Foto: Reuters
12 de 62
Toyota Aygo
Foto: Reuters
13 de 62
SsangYong XLV
Foto: Reuters
14 de 62
SsangYong XLV
Foto: Reuters
15 de 62
Rolls-Royce Ghost Series II
Foto: Reuters
16 de 62
Rolls-Royce Ghost Series II
Foto: Reuters
17 de 62
Rolls-Royce Ghost Series II
Foto: Reuters
18 de 62
Rolls-Royce Ghost Series II
Foto: Reuters
19 de 62
Qoros 3
Foto: Reuters
20 de 62
Qoros 3
Foto: Reuters
21 de 62
Opel Adam S
Foto: Reuters
22 de 62
Opel Adam S
Foto: Reuters
23 de 62
Opel Adam Rocks
Foto: AP
24 de 62
Hyundai Intrado Concept
Foto: AP
25 de 62
Hyundai Intrado Concept
Foto: AP
26 de 62
Hyundai Intrado Concept
Foto: AP
27 de 62
Bentley Continental GT Speed
Foto: Getty Images
28 de 62
Bentley Continental GT Speed
Foto: Getty Images
29 de 62
Bentley Continental GT Speed
Foto: Getty Images
30 de 62
Bugatti Rembrandt Veyron Grand Sport Vitesse
Foto: Getty Images
31 de 62
Bugatti Rembrandt Veyron Grand Sport Vitesse
Foto: Getty Images
32 de 62
Bugatti Rembrandt Veyron Grand Sport Vitesse
Foto: Getty Images
33 de 62
Bugatti Rembrandt Veyron Grand Sport Vitesse
Foto: Getty Images
34 de 62
Bugatti Rembrandt Veyron Grand Sport Vitesse
Foto: Getty Images
35 de 62
Bugatti Rembrandt Veyron Grand Sport Vitesse
Foto: Getty Images
36 de 62
O modelo para duas pessoas pode ser um cupê ou um spider a "transformação" leva a penas 14 segundos
Foto: Reuters
37 de 62
De acordo com a fabricante, as últimas tecnologias usadas na Fórmula 1 já estão no esportivo de rua, como novo controle de tração
Foto: Reuters
38 de 62
Embora a California T tenha ganho 70 cv em relação ao modelo anterior, o consumo caiu 15% e as emissões de carbono foram reduzidas em cerca de 20%
Foto: Reuters
39 de 62
A aceleração até 100 km/h é feita em 3s6, de acordo com a fabricante
Foto: AFP
40 de 62
A nova versão do conversível possui motor turbo de oito cilindros e 3.8 litros, que desenvolve 560 cv a 7.500 RPM
Foto: AFP
41 de 62
A Ferrari apresentou pela primeira vez a California T, durante o primeiro dia de imprensa do Salão do Automóvel de Genebra
Foto: AFP
42 de 62
A velocidade máxima é de 325 km/h, segundo a fabricante
Foto: Divulgação
43 de 62
O superesportivo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3s2
Foto: Divulgação
44 de 62
Sucessora da Gallardo, Lamborghini Huracán LP 610-4 estreia no salão de Genebra
Foto: Divulgação
45 de 62
Lamborghini Huracán
Foto: Getty Images
46 de 62
Lamborghini Huracán
Foto: Getty Images
47 de 62
Lamborghini Huracán
Foto: Getty Images
48 de 62
Lamborghini Huracán
Foto: AFP
49 de 62
Lamborghini Huracán
Foto: AFP
50 de 62
Lamborghini Huracán
Foto: AFP
51 de 62
Italdesign Giugiaro Clipper
Foto: Reuters
52 de 62
Italdesign Giugiaro Clipper
Foto: Getty Images
53 de 62
Italdesign Giugiaro Clipper
Foto: Getty Images
54 de 62
O desenho do T-Roc foi feito a partir do Golf
Foto: Divulgação
55 de 62
Volkswagen T-Roc Concept
Foto: Reuters
56 de 62
Volkswagen T-Roc Concept
Foto: Reuters
57 de 62
Volkswagen T-Roc Concept
Foto: Getty Images
58 de 62
Volkswagen T-Roc Concept
Foto: Getty Images
59 de 62
Volkswagen T-Roc Concept
Foto: AP
60 de 62
Volkswagen Golf GTE
Foto: Getty Images
61 de 62
Volkswagen Golf GTE
Foto: Getty Images
62 de 62
Volkswagen Golf GTE
Foto: AFP
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.