Nesta quinta-feira, durante o primeiro dia em que o 28º Salão Internacional do Automóvel ficou aberto ao público em geral, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em Santana, na capital paulista, membros da ONG Greenpeace realizaram um rápido protesto contra a emissão de gases poluentes e de efeito estufa produzidos pelos automóveis.
Por volta das 18h, após escalar a estrutura do Anhembi, próximo ao stand da Fiat - um dos maiores do evento - os ativistas abriram uma faixa, no alto do evento. O cartaz, que não foi aberto por completo, dizia: "Elas estão te enganando. Exija carros eficientes!".
Segundo Fabiana Alves, porta-voz do Greenpeace e coordenadora da campanha de transporte da ONG, o termo "elas" se refere às montadoras Fiat, General Motors e Volkswagen. "Essas montadoras já têm motores mais eficientes. Elas já fabricam carros mais eficientes na Europa. Por que não aqui também?", diz Fabiana.
Avisados do protesto, os agentes responsáveis pela segurança do evento pediram para que os membros da ONG descessem de onde estavam, mas eles não o fizeram. Mais tarde, os seguranças subiram e todos desceram, pacificamente. Os ativistas foram encaminhados para a delegacia.
O Salão do Automóvel de São Paulo é responsável por expor ao público brasileiro as maiores novidades automobilísticas do ano. O evento acontece até o dia 09 de novembro.
AoVivo: Greenpeace protesta no Salão do Automóvel exigindo carros que emitam menos!
http://t.co/gOYJKJvgPK
#SDA2014
pic.twitter.com/q3TwCNMm8o
— Greenpeace Brasil (@GreenpeaceBR)
30 outubro 2014