A meta da Prefeitura de São Paulo para este ano é terminar 2014 com 200 quilômetros de ciclovias implementados na cidade e, para 2015, mais 200 serão colocados nas ruas da capital paulista. Neste mesmo embalo, as grandes montadoras do País resolveram se arriscar no ramo das bicicletas e o Salão do Automóvel deste ano está dominado pelas chamadas “magrelas”, que estão por toda parte no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
A General Motors (GM), por exemplo, aproveitou o evento para lançar uma linha de bicicletas. Uma delas é a mountain bike de aro 27,5’’ mais voltada para o público aventureiro e a outra é destinada ao usuário que mora na cidade, uma de aro 20’’ dobrável. Os valores ainda não foram definidos pela montadora, mas o coordenador de marketing da marca Henry Soares acredita no sucesso da nova aposta.
“Há um tempo lançamos uma versão da tracker, em que quando você comprava um veículo de câmbio manual você também já estava adquirindo uma bicicleta. Foi uma série especial em 650 unidades e nos surpreendeu a rapidez que elas foram vendidas. Agora no salão lançamos essa linha de duas bikes. As montadoras precisam mostrar um diferencial para o público que está cada vez mais exigente. Além de mostrar o lado mais sustentável de sua empresa, os carros são muito similares e o consumidor começa a pensar nesses detalhes, de a empresa pensar no meio ambiente”, disse.
A Volkswagen também apostou em um modelo de bicicleta. Porém, diferente da concorrente GM. Os alemães acrescentaram a bike como um acessório do carro. Disponível em duas versões, em aro 26’’ e aro 29’’, o modelo tem freio de disco e a matéria-prima alumínio a torna bastante leve. Mas o gigantesco estande da montadora também faz uma interação com o público utilizando uma bicicleta. Em uma bike estática o visitante pode pedalar por dois minutos até atingir uma “velocidade” suficiente para que uma câmera fotográfica dispare uma foto.
De acordo com o gerente-executivo de pós-vendas da alemã, a nova preocupação da VW tem tudo a ver com o novo momento da cidade de São Paulo e a implantação das ciclovias. “É uma junção de vários fatores, como mobilidade sustentável, hábitos mais saudáveis e o modismo das ciclovias. E nós não quisemos ficar de fora dessa. É uma oportunidade sustentável que pegamos com o DNA da VW. Adicionamos essa bike como portfólio na linha de acessórios, um item adicional na compra do carro”, explicou Soares.
Já no estande da Ford, o visitante pode interagir em uma bike que mostra como é a performance de um motor elétrico. O usuário acumula pontos para trocar por brindes no fim de um “circuito” dentro do estande. Além disso, uma bike conceito também está exposta ao lado de uma Ecosport. A bicicleta elétrica foi desenvolvida pelos designers da montadora na Bahia e faz grande sucesso com o público do Salão.
A francesa Peugeot também colocou uma bike para mostrar aos usuários. Ela está exposta junto ao modelo hatch 208 da marca. Além de ser dobrável, o modelo é híbrido e também traz o pensamento sustentável das concorrentes no País. A empresa faz um teste de aceitação no salão para ver a reação do público.