Dentre os vários processos para a criação de um novo modelo de carro, um destoa por ser predominantemente artesanal e deixar a alta tecnologia de lado: a produção em argila do protótipo a ser fabricado. E em seu estande no Salão do Automóvel, a Ford tem mostrado como o modelo em clay (argila em inglês) é executado.
No espaço “Design Studio Camaçari”, a montadora mostra ao público todo o processo de nascimento do Novo Ka, com a participação dos designers da montadora, para quem sempre teve curiosidade sobre o assunto - e com um Novo Ka em clay em tamanho real.
O uso de argila é tradicional na indústria automobilística e também parte imprescindível do processo de criação de um automóvel, já que o metal não possui a maleabilidade necessária para o desenvolvimento de detalhes do design.
A Ford ainda usa fita adesiva para se certificar de que o design dos carros será reproduzido nos mínimos detalhes. As fitas são a língua que designers e modeladores usam para se comunicar neste processo da concepção de um novo modelo. São detalhes que podem ser claramente vistos, mas nem sempre colocados em palavras.
Salão do Automóvel de São Paulo