A Stellantis apresentou nesta semana a plataforma STLA Frame, uma base modular projetada para picapes e SUVs grandes com estrutura de carroceria sobre chassi. Pensada desde o início como uma base para carros a combustão, híbridos ou elétricos, a nova plataforma STLA Frame dará origem aos próximos lançamentos eletrificados da Ram e Jeep.
De acordo com a Stellantis, a plataforma STLA Frame foi projetada para oferecer alcance líder na categoria, com até 1.100 km com o REEV (extensor de autonomia) e 800 km em BEV, além de capacidade máxima de reboque de 6.350 kg e carga útil de 1.224 kg. Além disso, a plataforma também suporta travessias em água de até 610 mm, já pensando em situações off-road nas linhas Jeep e Ram.
Por falar em Jeep e Ram, a nova plataforma vai equipar a inédita picape elétrica Ram 1500 Revolution, que chegará ao mercado americano em 2025 com até 474 kW (645 cv) de potência. A nova base também estará presente nas próximas gerações dos Jeep Wrangler e Gladiator.
A plataforma STLA Frame será utilizada em veículos de grande porte da Stellantis, incluindo picapes, comerciais leves e SUVs. A STLA Frame também permite incorporar, no futuro, tecnologias de combustão interna, híbridas e movidas a hidrogênio. Já a tração pode variar entre dianteira, traseira ou 4x4, enquanto os motores podem ter até 250 kW (340 cv) de potência. Confira as principais medidas da STLA Frame:
- Comprimento total: 5.488-5.941 mm
- Largura total: 2.062-2.124 mm
- Distância entre eixos: 3.143-3.690 mm
- Distância ao solo: 168-262 mm
- Diâmetro máximo do pneu: 32,8/33 polegadas
- Baterias: 159-200 kWh
A nova base STLA Frame também suporta carregamento rápido de até 800V. Ao utilizar carregadores DC de até 350 kW, é possível adicionar 160 km de alcance em apenas 10 minutos. Os veículos com a plataforma também permitirão que a bateria do veículo carregue outro EV, alimente uma casa em caso de emergência ou alimente a eletricidade de volta à rede.