A agência Reuters noticiou que a Stellantis estendeu a pausa na produção de seu carro elétrico urbano, o Fiat 500e, por mais algumas semanas até 20 de janeiro, confirmando as expectativas dos sindicatos. É uma tentativa de ganhar tempo.
As linhas de montagem de carros em Mirafiori, a histórica fábrica do norte da Itália onde o Fiat 500 é feito, foram interrompidas repetidamente este ano, com trabalhadores temporariamente licenciados, devido à baixa demanda europeia por veículos elétricos.
A Stellantis também anunciou uma paralisação mais longa na produção, até 3 de fevereiro, para os dois modelos de carros esportivos Maserati de pequeno volume que também são fabricados em Mirafiori.
Na semana passada a Stellantis apresentou ao governo italiano um plano otimista para revitalizar sua produção na Itália, mas o chefe de operações europeias Jean-Philippe Imparato, disse que seus efeitos não serão sentidos antes de 2026.
Segundo a Reuters, a produção automotiva na Itália deve cair abaixo de 500 mil veículos este ano, um péssimo número considerando os 751.000 produzidos em 2023. Este será o menor nível de produção desde 1958.