SUV híbrido: Toyota Corolla Cross Hybrid ainda vale a pena?

Com novos SUVs híbridos no mercado, saiba se é um bom negócio pagar R$ 200 mil pelo Toyota Corolla Cross XRV Hybrid

27 nov 2022 - 20h50
(atualizado em 28/11/2022 às 20h08)
Toyota Corolla Cross XRV Hybrid
Toyota Corolla Cross XRV Hybrid
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Avaliamos o Toyota Corolla Cross XRV Hybrid durante uma semana, rodando na cidade e na estrada. Fizemos uma longa viagem de 1.258 km entre as cidades de Guarujá (SP) e Londrina (PR), ida e volta.

Este trecho tem subida de serra, estradas de pista dupla, estradas de pista simples, trechos sinuosos que exigem estabilidade da carroceria e potência para ultrapassagem, longas retas que exigem paciência e descida de serra.

Publicidade

Quanto eles custam – O Corolla Cross XRV custa R$ 200.290 e é a opção mais em conta na configuração híbrida; o Corolla Cross XRX sai por R$ 208.390. O carro é líder disparado entre os modelos híbridos, mas há outras opções no mercado, por isso deve-se perguntar: ainda vale a pena comprar o Toyota?

Toyota Corolla Cross XRV Hybrid
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

As novidades do mercado são o Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid (R$ 199.990) e o Kia Sportage Híbrido MHEV (R$ 224.990). Mas, antes de responder, vamos analisar o comportamento do Toyota Corolla Cross XRV Hybrid durante nossa avaliação. Ao contrário dos rivais citados, que utilizam o sistema híbrido leve, o Corolla Cross tem o sistema híbrido completo.

De cara, o preço do Kia Sportage já o tira desta briga de custo-benefício, pois custa R$ 24.700 a mais do que o Corolla Cross XRV e R$ 16.600 a mais do que o Corolla Cross XRX. A Kia posicionou o novo Sportage Hybrid num patamar superior de preço, com mais itens eletrônicos. Resta, portanto, saber se o Corolla Cross XRV Hybrid ainda é vantajoso perante o Tiggo 7 Pro Hybrid.

O que é novo – Não há novidades no Toyota Corolla Cross 2023 em relação à linha 2022. Em relação ao topo de linha XRX, o Corolla Cross XRV fica devendo apenas teto solar e  acabamento interno na cor bege. A diferença de preço é de R$ 8.100.

Publicidade
Toyota Corolla Cross XRV Hybrid
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O que nós gostamos – A suspensão do Toyota Corolla Cross é um ponto positivo do carro. Ele roda macio e tem boa capacidade de fazer curvas a 120 km/h, apesar de a suspensão traseira não ser multilink (independente) como a do Corolla sedã. 

O painel de instrumentos é moderno na parte do computador de bordo e mantém a grafia clássica, com ótima visualização. Há bastante destaque para os dados de consumo (mas o alcance não é confiável). O histórico aparece no display central.

A posição de dirigir agrada bastante, bem como o conforto geral do carro para cinco passageiros (quatro adultos), além da boa capacidade do porta-malas (440 litros). Os porta-objetos têm bom tamanho e o ar-condicionado é eficiente.

Toyota Corolla Cross XRV Hybrid
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O sistema híbrido da Toyota ainda é o melhor do país, pois garante boa economia (especialmente na cidade) e não exige que o motorista plugue o carro na tomada. O próprio sistema faz tudo sozinho e ainda permite abastecimento com etanol. Os dois motores elétricos somam 72 cv, enquanto o pequeno motor elétrico do Tiggo 7 Hybrid tem apenas 10 cv de potência.

Publicidade

O que pode melhorar – O famoso freio de estacionamento a pedal é um item que pode ser revisto na próxima geração do Corolla Cross.

A multimídia funciona bem, mas ainda exige cabos, e o visual do aparelho e do display não passam a ideia de carro up-to-date.

O motor a combustão, 1.8 aspirado flex, tem só 98 cv. Além disso, o câmbio CVT não oferece possibilidade de troca de marcha. Isso faz com que o carro sofra na entrega de potência e exige cautela nas ultrapassagens. O Corolla Cross merece um motor a combustão mais potente na próxima geração.

O tanque de combustível tem apenas 36 litros, o que equivale a dizer que, quando o carro está com ¼ do tanque, restam apenas 9 litros. O computador de bordo é muito otimista nas estimativas de alcance.. 

Potência e KML – O conjunto de três motores do Toyota Corolla Cross oferece apenas 122 cv de potência. Como o SUV pesa 1.400 kg, sua relação peso/potência é de quase 14 kg/cv (um número muito alto e ruim).

Publicidade

Para comparar, o Tiggo 7 Pro Hybrid tem 160 cv de potência e uma relação peso/potência de 10 kg/cv (-28%). Assim, enquanto o Corolla Cross Hybrid vai de 0 a 100 km/h em 13 segundos, o Tiggo 7 Hybrid chega à mesma velocidade em menos de 10 segundos (-25%).

Mas a proposta do Corolla Cross Hybrid é brilhar em consumo. E isso ele consegue. Pelos números oficiais, seu consumo de gasolina é bem baixo, de apenas 5,6 l/100 km. O Tiggo 7 consome 8,9 l/100 km.

Toyota Corolla Cross XRV Hybrid
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Os números oficiais do Inmetro dão ao Corolla Cross Hybrid as marcas de 17,8 km/l de gasolina na cidade e de 14,7 km/l na estrada. Durante nossa avaliação, conseguimos 17  km/l na cidade e 14 km/l na estrada. Mas notamos que o consumo é muito sensível ao acelerador – rodando a 100 km/h dá para fazer 16 km/l na estrada, ou mais.

Dimensões e capacidades

Comprimento: 4,460 m

Publicidade

Largura: 1,825 m

Altura: 1,620 m

Entre-eixos: 2,640 m

Porta-malas: 440 litros

Tanque: 36 litros

Toyota Corolla Cross XRV Hybrid
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Veredicto – Vale a pena comprar o Toyota Corolla Cross Hybrid, tanto na versão XRV quanto na XRX, se a sua maior utilização for na cidade. Ou também se as suas viagens são feitas sem grande exigência de potência. Quanto ao Tiggo 7 Pro Hybrid, tem uma proposta um pouco diferente e também é uma boa compra, mas ele não ameaça o ponto forte do Corolla Cross, que é o baixo consumo de combustível. 

Preços do Toyota Corolla Cross 2023

Publicidade

XRX Hybrid - R$ 208.290

XRV Hybrid - R$ 200.290

GR-Sport 2.0 - R$ 191.690

XRE 2.0 - R$ 173.190

XR 2.0 - R$ 158.790

Novo Corolla Cross: chegou o SUV da Toyota
Video Player
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se