Futuro! Conheça o carro chinês com motor 100% elétrico

JAC IEV é capaz de rodar 170 quilômetros após 12 horas de carga, segundo a montadora

17 jun 2015 - 12h40
(atualizado às 15h10)
Testamos o carro chinês com motor 100% elétrico! Veja como foi
Video Player

Rodar com o carro pela cidade sem ter o gasto com etanol ou gasolina é o sonho de muitas pessoas. Mas a ideia de que isso é coisa para um futuro distante está errada. O Terra testou o JAC IEV, veículo chinês com motor 100% elétrico e que não é comercializado no Brasil nem tem data para chegar ao País.

Com motor de 42 quilowatts alimentado por baterias de lítio, o carro tem 57 cavalos de potência e velocidade máxima de 120 km/h. O sedã é capaz de rodar até 170 quilômetros após receber uma carga de 12 horas, segundo a montadora. Estilo de direção, variações de percurso e uso de equipamentos como ar-condicionado influenciam essa autonomia. 

Publicidade

Siga Terra Notícias no Twitter

Baseado no J3 Turin, o IEV chama a atenção principalmente pela falta de ruídos. Longe de emissões, o carro não faz barulho algum no momento da partida – o motorista só percebe que ele está ligado porque uma luz verde que acende no painel. Ao volante, os únicos barulhos são o dos pneus em contato com o asfalto e do ar-condicionado.

JAC IEV é baseado no J3 Turin
JAC IEV é baseado no J3 Turin
Foto: Felipe Oliveira / Terra

Recarregar o veículo é simples. Dentro do porta-malas, o IEV vem equipado com um pequeno "poste" que deve ser conectado na tomada e no carro – no mesmo local que fica a entrada para o tanque de combustível.

De acordo com a montadora, o IEV é vendido por cerca de R$ 42 mil na China, valor semelhante ao do J3 Turin no Brasil. Contudo, o preço seria bem mais salgado se o veículo fosse comercializado por aqui, já que o país asiático dá alguns incentivos fiscais para o mercado de carros elétricos.

Publicidade
JAC IEV tem motor 100% elétrico
Foto: Felipe Oliveira / Terra
Modelo é vendido apenas na China
Foto: Felipe Oliveira / Terra
Carro trazido para o Brasil já é a quarta geração do IEV
Foto: Felipe Oliveira / Terra
Modelo é abastecido com um miniposte que fica guardado no porta-malas
Foto: Felipe Oliveira / Terra
Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações