A picape Toro e o SUV Pulse foram os primeiros carros da Fiat a ganhar o Sound Design, uma nova experiência sonora para motorista e passageiros. Os dois modelos foram escolhidos por serem grande sucesso desde o lançamento.
Desde 2021 a Fiat busca ressignificar o papel da voz e da música em sua relação com o público. Fiat Toro e Fiat Pulse, portanto, são os primeiros carros a ganharem um Sound Design UX. Isso significa uma jornada auditiva mais amigável aos usuários da Toro e do Pulse. Os demais modelos da Fiat ganharão o novo Sound Design gradativamente.
A nova identidade sonora dos carros da Fiat foi desenvolvida em parceria com a Soundthinkers. A marca apostou em sons mais agradáveis e modernos para marcar cada aviso de ação da picape. Assim, atividades como ajustar as configurações da multimídia, receber notificações da central, confirmar configuração do painel de instrumentos e resgatar informações pré-definidas ganharam melodias mais suaves.
Os avisos sobre dirigir com o freio de mão engatado ou sem o cinto de segurança, condução com a porta aberta, pular uma marcha, estacionar o veículo de ré, desligar o carro e abrir a porta sem tirar a chave da ignição trazem áudios de alerta mais fortes e repetitivos
A ideia é justamente para chamar a atenção do condutor, porém de forma agradável. Todos os sons agora estão mais alinhados, seguem a mesma identidade e foram pensados de forma a melhorar a experiência do cliente dentro do carro em todos os momentos.
Para completar, quando o cliente liga a Toro ou o Pulse, entra a nova animação exclusiva de boas-vindas com o Sound Design e Sound Logo na central multimídia. O movimento de boas-vindas ao carro é resultado da mistura entre o som e a "sonic flag" usada como gatilho sonoro, servindo de base para a melodia (Sonic Script) que é representada pela sequência de quatro notas.