A Toyota decidiu adiar o início da produção da nova geração de seus modelos elétricos para meados de 2027 - a princípio, esperava-se que o Lexus EV chegaria ainda em 2026.
A informação foi publicada pela agência de notícias japonesa NHK. De acordo com o site, a ideia inicial de lançar um modelo movido a baterias foi postergada porque a fabricante preferiu ter mais tempo para testar as novas tecnologias.
Cabe recordar que a Toyota revelou seus novos conceitos no Japan Mobility Show, no ano passado. Os modelos que fazem parte da divisão Lexus EV - veículos elétricos de luxo da fabricante - supostamente teriam alcance de 1.000 km e recarga de 10% a 80% das baterias em cerca de 20 minutos.
Para isso, a Toyota usará tecnologia de economia de tempo conhecida como giga-casting. O método, em síntese, produz grandes peças de veículos, como um componente, em vez de vários. A marca também planeja introduzir um novo software operacional - o que teria contribuído para o respectivo atraso.
Além disso, segue em desenvolvimento um projeto em torno da adaptabilidade. O novo sistema operacional contará com inteligência artificial chamada Butler. Em síntese, a tecnologia identifica preferências do motorista e as aplica, a fim de facilitar a condução.
A gigante japonesa quer produzir 1,5 milhão de veículos elétricos globalmente em 2026. A Toyota engloba ao montante a produção de modelos híbridos plug-in, que têm mais aceitação no mercado, principalmente, em tempos de rejeição de parte do público aos carros 100% elétricos.