Uma das notícias mais comentadas da primeira quinzena de junho é a possibilidade de a Toyota lançar uma picape anti-Toro, anti-Maverick e anti-Santa Cruz para combater, ao mesmo tempo, o crescimento da Fiat, da Ford e da Hyundai no segmento de picapes monobloco compactas. Esta possibilidade foi confirmada por Jack Hollis, vice-presidente sênior de operações automotivas da Toyota North America.
Em entrevista ao site especializado Automotive News, Hollis afirmou que o crescimento deste novo segmento de picapes chamou a atenção da Toyota e que “há espaço” para um modelo inédito. Especificamente para os Estados Unidos, a Toyota quer um produto que se posicione entre os US$ 20 mil (faixa da Maverick) e os US$ 27 mil (faixa da Toyota Tacoma).
Considerando os preços dos Estados Unidos, a Toyota pretende chegar pelo menos aos US$ 24 mil praticados pela Hyundai. Veja as faixas:
Ford Maverick - US$ 19.995 a US$ 25.860
Hyundai Santa Cruz - US$ 24.440 a US$ 40.170
Toyota Tacoma - US$ 27.150 a US$ 46.585
No caso do Brasil, a Toyota tentaria ficar o mais próximo possível dos R$ 213 mil da Fiat Toro topo de linha, pois considera que a Ford Maverick tem potencial para crescer com versões abaixo dos R$ 233 mil praticados atualmente. Veja as faixas de preços:
Fiat Toro - R$ 138.490 a R$ 213.390
Ford Maverick - R$ 233.310
Toyota Hilux - R$ 246.400 a R$ 354.790
Por que a Toyota precisa de uma picape inédita
De posse das informações já disponíveis na mídia, o designer brasileiro Kleber Silva fez uma primeira projeção da inédita picape da Toyota. O artista utilizou elementos visuais dos atuais modelos da Toyota com o porte da Fiat Toro e cedeu para publicação no Guia do Carro.
Mas, por que a Toyota precisa de uma picape anti-Toro, anti-Maverick e anti-Santa Cruz? Porque essas três picapes possuem uma característica que nem a Tacoma nem a Hilux tem: dirigibilidade de automóvel. Assim como a Renault Oroch e a futura Chevrolet Montana, as três picapes que chamam atenção da Toyota utilizam carroceria monobloco. Portanto, o veículo é composto de uma peça única, enquanto as Toyota Tacoma e Hilux utilizam carroceria sobre chassi.
O modelo construtivo das picapes monobloco tem conquistado clientes no Brasil e nos Estados Unidos porque a dirigibilidade é muito melhor. A picape não torce tanto ao passar por irregularidades e tem muito mais estabilidade na estrada. Além disso, o uso de picapes compactas tem crescido nas grandes cidades, o que justifica um veículo com o comportamento dinâmico mais próximo de um SUV moderno do que de um caminhão.
Segundo os especialistas do mercado, a possível picape compacta monobloco da Toyota usaria a plataforma TNGA, a mesma que dá base para os modelos RAV4, Corolla e Corolla Cross. Assim como a Ford Maverick, a futura picape monobloco da Toyota teria versões híbridas. Por enquanto, não há um sinal concreto de que a Toyota vai mesmo entrar neste segmento. Porém, analistas do mercado consideram que “onde há fumaça há fogo” até mesmo nos projetos da indústria automobilística.