A Toyota tem planos ambiciosos para o Brasil. A marca japonesa lançou nesta semana a pedra fundamental de sua segunda fábrica de Sorocaba (SP). A iniciativa faz parte do maior plano de investimento da montadora no país, de R$ 11 bilhões até 2030. Com a nova fábrica, a marca vai ampliar a capacidade produtiva de veículos e motores, além de introduzir dois modelos híbridos flex. Um deles será o SUV Yaris Cross.
Em um comunicado oficial divulgado à imprensa, a Toyota afirma que o novo parque fabril será responsável pela fabricação de um novo veículo compacto híbrido flex, com produção confirmada a partir de 2025. Já registrado no INPI (Instituto Nacional Propriedade Intelectual), o novo Toyota Yaris Cross feito no Brasil será diferente da versão europeia.
Já vendido em países asiáticos, o Toyota Yaris Cross que será produzido no Brasil é voltado para mercados emergentes, e conta com a plataforma modular DNGA (Daihatsu New Global Architecture), uma versão simplificada da TNGA utilizada pelos Corolla sedã e Cross.
Por fora, o visual traz elementos que seguem a identidade visual da marca japonesa. Na dianteira, os faróis de formato irregular trazem luzes de LED, enquanto a grade frontal tem formato trapezoidal. Já a traseira lembra bastante o SUV médio RAV4. O porte do Toyota Yaris Cross é semelhante ao de modelos como VW T-Cross e Hyundai Creta.
No interior, os comandos são voltados para o motorista. Além disso, o Yaris Cross conta com painel de instrumentos digital e central multimídia com tela de 10,1" em estilo flutuante. Na parte central do painel, há uma faixa de acabamento em material que imita couro, e o freio de estacionamento tem acionamento elétrico por botão.
Sob o capô, o Toyota Yaris Cross brasileiro deve contar com versões a combustão e híbridas. Em outros mercados onde já é oferecido, o SUV combina um motor 1.5 aspirado de 90 cv a um propulsor elétrico de 79 cv. O câmbio será um automático do tipo e-CVT. Além do novo Yaris Cross, a fábrica também fará um modelo inédito equipado com a mesma tecnologia e desenvolvido especialmente para o Brasil.
“A fabricação dos novos modelos híbridos flex, que combinam eletrificação com biocombustíveis, mostra o compromisso da Toyota em liderar a transição para uma mobilidade mais sustentável, oferecendo soluções que impactem positivamente o meio ambiente e a sociedade como um todo”, afirma Evandro Maggio, Presidente da Toyota do Brasil.
As obras de expansão do parque fabril de Sorocaba acontecem em um terreno de 400 mil m², o equivalente a 40 campos de futebol. A nova fábrica terá uma área total de 160 mil m², com início das operações previsto para 2026. Assim como a fábrica atual, a nova unidade contará com o processo produtivo completo dos veículos – estamparia, funilaria, pintura e montagem.
A expansão ainda permitirá à Toyota aumentar de maneira sólida e expressiva sua capacidade produtiva local, apoiando a expansão das vendas e a exportação para 23 países. Com isso, o parque fabril de Sorocaba vai criar 2.000 novos postos de trabalho até 2030, sendo 500 deles a partir de 2026. Somando-se aos empregos indiretos, a iniciativa pode representar aproximadamente 10 mil postos de trabalho na cadeia produtiva.
O aumento da capacidade de produção e a introdução dos novos modelos eletrificados ainda produzirá resultados positivos para o parque de fornecedores, pois permitirá a localização adicional de peças, componentes e sistemas de alta tecnologia, contribuindo para o adensamento da cadeia produtiva local.
A nova operação da Toyota também adotará práticas e tecnologias sustentáveis com foco na redução das emissões de gases poluentes, economia de energia e água, além da diminuição do volume de resíduos. O processo de pintura, por exemplo, não utilizará água na cabine. Com este novo método, a Toyota conseguirá uma redução de 20% na emissão de CO2.
O novo edifício também adotará o uso de energia certificada de fonte limpa e renovável e a utilização de lâmpadas LED. A taxa de reciclabilidade dos resíduos gerados na operação será superior a 99%. Outro fator que contribui com a descarbonização é a concentração dos principais fornecedores a apenas 1 km da fábrica, otimizando a logística e o transporte.