A Toyota confirmou em entrevista ao site AutoData que dentro de três meses vai anunciar a fabricação de um novo carro nacional com tecnologia híbrida flex. Isso significa que o novo modelo terá a mesma propulsão que faz enorme sucesso nos modelos Corolla (sedã) e Corolla Cross (SUV). A Toyota mantém o mistério e não confirma qual será o modelo.
Reportagens anteriores publicadas na mídia especulam que este carro seria o Yaris Cross europeu. Porém, este modelo não utiliza a mesma plataforma do Yaris nacional. Pode até ser o Yaris, mas não será o Yaris Cross. Outro carro igualmente descartado é o Toyota Raize, vendido na Ásia.
Segundo o AutoData, a escolha será por um veículo de porte menor do que a dupla Corolla/Corolla Cross. Isso porque a Toyota pretende oferecer um carro acessível e igualmente capaz de reduzir as emissões de CO2.
Outra informação confirmada é que o novo híbrido flex da Toyota não será híbrido plug-in nem híbrido leve. Portanto, isso reforça a linha adotada pela montadora japonesa em 2019 com o novo Corolla e em 2021 com o Corolla Cross. Os dois modelos são líderes disparados na categoria híbrido completo.
A escolha natural da Toyota seria o Yaris. Mas há informações de que o novo híbrido flex seria um modelo inédito. Nesse caso, a explicação seria algum carro derivado do Yaris. Ou então é uma forma de despistar a mudança que virá no próprio carro compacto, que tem carrocerias hatch e sedã.