Toyota segue no topo ao superar GM e Volkswagen

Montadora japonesa e as companhias de seu grupo viram as vendas mundiais crescerem 6,3% no 1º trimestre

23 abr 2014 - 14h45
(atualizado às 14h47)

A Toyota manteve-se como líder de vendas entre as montadoras mundiais no primeiro trimestre de 2014, superando as rivais Volkswagen e General Motors após vender 2,58 milhões de veículos globalmente.

Uma placa com o logotipo da Toyota em uma concessionária e showroom em São Petersburgo. A Toyota Motor espera vender mais de 865 mil veículos na Europa neste ano, ante 847.530 unidades em 2013, afirmou um executivo da companhia nesta segunda-feira. 18/09/2013
Uma placa com o logotipo da Toyota em uma concessionária e showroom em São Petersburgo. A Toyota Motor espera vender mais de 865 mil veículos na Europa neste ano, ante 847.530 unidades em 2013, afirmou um executivo da companhia nesta segunda-feira. 18/09/2013
Foto: Alexander Demianchuk / Reuters

A montadora japonesa e as companhias de seu grupo viram as vendas mundiais crescerem 6,3% no período de janeiro a março, ante igual período do ano passado, sustentada por uma forte demanda no Japão e também por uma recuperação nas vendas na China e na Europa, disse a Toyota nesta quarta-feira.

Publicidade

Durante o mesmo período, a General Motors vendeu 2,42 milhões de veículos, um crescimento de 2% na base anual, enquanto as vendas do grupo da Volkswagen subiram para 2,4 milhões de veículos, uma alta de 5,8%.

A Toyota disse também nesta quarta-feira que, no ano fiscal encerrado em março, as vendas mundiais do grupo ultrapassaram a marca de 10 milhões de veículos pela primeira vez. O grupo Toyota vendeu 10,13 milhões de automóveis no mundo durante o período, um crescimento de 4,5% na comparação anual.

As vendas de grupo da Toyota incluem números da fabricante de minicaros Daihatsu e da montadora de caminhões e ônibus Hino Motors.

A Toyota foi a montadora campeã de vendas de 2008 até 2010 e reconquistou a posição em 2012, depois de ter caído ao terceiro lugar em 2011, atrás da GM e da Volkswagen, na sequência de desastres naturais no Japão e na Tailândia.

Publicidade

Em 2014, o grupo Toyota planeja vender 10,32 milhões de veículos, representando um crescimento de 4%. A expectativa é de que as vendas se desacelerem em seu mercado doméstico devido a um aumento de imposto sobre vendas que entrou em vigor no Japão em abril.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se