A Toyota é a marca mais valiosa entre as fabricantes automotivas, segundo ranking divulgado nesta segunda-feira pela consultoria Interbrand. Avaliada em US$ 35,3 bilhões, a marca japonesa aparece como a 10ª mais valiosa no mundo, atrás de gigantes como Apple (1º), Google (2º) e Coca-Cola (3º).
Embora seja a primeira representante automotiva da lista, a Toyota é prontamente seguida por Mercedes-Benz, que aparece em 11º lugar avaliada em US$ 31,9 bilhões, e BMW, que ocupa a 12ª posição com US$ 31,8 bilhões. As três fabricantes foram valorizadas em relação ao ranking do ano passado, em 17%, 6% e 10%, na respectiva ordem.
De acordo com a Interbrand, o crescimento da Toyota foi impulsionado pela recuperação da liderança global em vendas, após as dificuldades entrentadas em 2011 por causa de um tsunami. Também são citados o novos design do Corolla e a imagem positiva do híbrido Prius. Além disso, ela foi escolhida a marca “mais verde” do ano.
A Mercedes-Benz avançou também neste ano pelo lançamento do Classe S, que exemplifica a habilidade da fabricante “em atingir um equilíbrio entre sua posição tradicional e novas ideias sobre mobilidade”. Já a BMW teve no ano passado seu melhor marca histórica de vendas, com avanços nos Estados Unidos e na China, principalmente. O foco da montadora em carros "verdes" também foi citado como um ponto positivo.
Confira as posições das montadoras no ranking de marcas mais valiosas da Interbrand:
Posição |
Marca |
Valor |
10ª |
Toyota |
US$ 35,3 bilhões |
11ª |
Mercedes-Benz |
US$ 31,9 bilhões |
12ª |
BMW |
US$ 31,8 bilhões |
20ª |
Honda |
US$ 18,4 bilhões |
34ª |
Volkswagen |
US$ 11,1 bilhões |
42ª |
Ford |
US$ 9,1 bilhões |
43ª |
Hyundai |
US$ 9 bilhões |
51ª |
Audi |
US$ 7,7 bilhões |
64ª |
Porsche |
US$ 6,4 bilhões |
65ª |
Nissan |
US$ 6,2 bilhões |
83ª |
Kia |
US$ 4,7 bilhões |
89ª |
Chevrolet |
US$ 4,5 bilhões |
96ª |
Harley-Davidson |
US$ 4,2 bilhões |
98ª |
Ferrari |
US$ 4 bilhões |