A Uber anunciou que atualizou suas ferramentas de segurança e que, a partir de agora, a função de gravação de áudio (U-Áudio, já disponível anteriormente) e os padrões de segurança verificados nos motoristas parceiros (por meio do U-Check) estarão visíveis na opção “Checagem de Segurança”, o que simplifica o acesso e o uso de diferentes funções já encontradas no aplicativo.
Por meio da tecnologia, a empresa busca estimular os usuários a utilizarem e ativarem todas as funções de segurança disponíveis, o que pode proporcionar uma melhor experiência e maior tranquilidade em cada viagem utilizando o app.
A gravação de áudio permite que usuários e motoristas parceiros gravem áudios durante as viagens com o aplicativo para reportar pelos canais de suporte. Os arquivos permanecem criptografados nos dispositivos de quem realizou a gravação e só podem ser abertos pela Uber (que possui a chave da criptografia) se a parte decidir reportar um incidente de segurança e anexar o arquivo.
Já os Padrões de Segurança do Motorista Parceiro são disponibilizados para que os usuários possam conhecer os procedimentos de segurança que a Uber tem em relação aos seus motoristas parceiros, permitindo a checagem de documentos e apontamentos criminais, verificação de identidade em tempo real por meio de selfie, etc.
Essas duas ferramentas vêm se somar às já disponíveis na Checagem de Segurança, como os Contatos de Confiança, por meio do qual usuários e motoristas parceiros podem compartilhar suas viagens em tempo real com contatos de confiança cadastrados previamente no aplicativo a um simples toque, a U-Ajuda, que identifica paradas longas, término de uma viagem antes do esperado ou desvio de rota e ativa um alerta, direcionando usuários ou motoristas parceiros a opções de suporte e ferramentas de segurança e o U-Código, combinação exclusiva de quatro números que o usuário pode habilitar para receber automaticamente após solicitar uma viagem, a fim de confirmar que está entrando no carro certo. Ele deve fornecer verbalmente esse PIN ao motorista antes que o trajeto seja iniciado.
"Nossas análises nos mostram que o uso do aplicativo Uber se tornou tão comum que é utilizado no piloto automático, sem que o usuário explore totalmente os recursos de segurança existentes", comentou Leandro Baiochi, gerente sênior de operações e logísticas. "Para se ter uma ideia, o recurso U-Áudio foi utilizado apenas em 0,13% de viagens no Brasil e 0,12% na América Latina, o que mostra todo o potencial que esse recurso ainda tem. Com a Checagem de Segurança, propomos que os usuários preencham seu perfil de segurança no aplicativo e adicionem recursos para maior tranquilidade nas suas viagens. Nosso compromisso é continuar elevando o padrão de segurança em benefício de todos que utilizam nossa plataforma." concluiu.
Para utilizar, o usuário deve conferir antes como estão configuradas cada uma das ferramentas de segurança oferecidas durante as viagens pelo app, por meio do botão Checagem de Segurança, na barra horizontal que aparece na tela de perfil do usuário – que surge ao tocar no ícone de foto no canto superior direito.