A Mobilize, empresa de mobilidade do grupo Renault e a Zarp Localiza, solução customizada para motoristas de aplicativo da Localiza, anunciaram nesta terça-feira (6), o início do maior projeto de mobilidade elétrica da América Latina. Trata-se da oferta de 200 veículos Kwid E-Tech elétricos para motoristas do Uber, que os utilizarão no serviço de transporte por aplicativo em São Paulo.
Os veículos foram cedidos por meio do serviço de assinatura Renault on Demand, para a Zarp Localiza, empresa que vai disponibilizar para motoristas do aplicativo selecionados em São Paulo. Esses motoristas terão acesso a eletropostos da Shell Recharge, instalados nas lojas da Zarp Localiza, e a um ponto de recarga da Copel, que, por meio de uma parceria com a Renault e a Mobilize, prestará o serviço com dois carregadores elétricos em uma unidade do hipermercado Carrefour.
Detalhe: esses pontos de recarga utilizam energia 100% renovável e podem ser localizados e reservados pelo motorista no aplicativo Mobilize Charge Pass e, também pelo sistema da Tupinambá Energia.
“Para nós, da Mobilize, é muito importante fazer parte deste ecossistema de empresas de valor da eletromobilidade, oferecendo uma solução ideal para esse projeto, que é o maior já desenvolvido na América Latina”, explica Ricardo Mendes, da Mobilize.
A primeira fase da iniciativa tem duração de um ano e vai viabilizar para os motoristas, além do carro elétrico, um ecossistema de carregamentos, oportunidades e benefícios para que eles possam ter o melhor desempenho durante a jornada.
A escolha desse público para ser o protagonista do programa levou em consideração o perfil de mobilidade: são pessoas experientes, que rodam 5 mil km por mês, gostam muito de carro, fazem uma gestão eficiente desse ativo e são engajadas no ecossistema de transporte de passageiros.
“Unimos personages importantes do mercado em um projeto que busca trabalhar a sustentabilidade de forma integrada, contemplando redução de emissões de CO2, possibilidade de aumento da renda de motoristas de aplicativo e geração de conhecimento sobre como o carro elétrico contribui para o bem-estar das pessoas, do meio ambiente e da cidade”, afirma Bruno Lasansky, CEO da Localiza.
Os 200 motoristas foram selecionados por meio de uma parceria Zarp Localiza e Uber. Os critérios de seleção consideram aqueles com melhor avaliação pelo consumidor final da plataforma; com melhor comportamento de direção; engajados no ecossistema de mobilidade e transporte de passageiros; e que reconhecem no carro elétrico um diferencial para a mudança da mobilidade brasileira.