Uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo em parceria com a empresa Nexus mostrou que 40% dos brasileiros preferem viajar de carro nessa temporada do verão de 2024/2025.
Com o atual cenário econômico e o preço dos combustíveis cada vez mais alto, viajar de carro em grupo surge como uma alternativa econômica e cheia de oportunidades para criar memórias. Além de ser uma opção mais acessível e segura, o trajeto pode ser tão marcante quanto o destino.
Mas para que a viagem de fato seja agradável, é preciso tomar alguns cuidados antes e durante o percurso. Para te ajudar nessa tarefa de planejar uma viagem bem-sucedida, o Guia do Carro conversou com a especialista em mecânica de automóveis e gestora da Na Oficina, Luciana Félix, que deu dicas valiosas para te ajudar a fazer uma viagem tranquila.
Luciana começa dando uma dica importante para quem for fazer rodízio de motorista durante a viagem. Segundo ela, é muito importante conhecer as funções e recursos disponíveis no carro, inclusive os mais básicos, como acionar farol alto, regulagem da altura do banco e regulagem do ar-condicionado para desembaçar o vidro.
“É muito comum as pessoas não saberem quais as funções do carro, o que ele tem para auxiliar a fazer uma viagem segura”, diz Luciana.
Outra dica que Luciana dá é em relação à manutenção preventiva, que precisa estar em dia para evitar surpresas ao longo da viagem.
Além disso, Luciana orienta a fazer a calibragem dos pneus considerando o peso da bagagem no porta-malas e também dos passageiros. Como o carro vai estar mais pesado do que o habitual, a calibragem precisa mudar, e adequar a calibragem antes de viajar é fundamental para preservar a estabilidade do veículo e a segurança ao longo da viagem.
Luciana lembra ainda que, após a viagem, é importante voltar a calibragem dos pneus para o recomendado com carro leve, pois isso ajuda a preservar a vida útil dos pneus.
“É extremamente importante você fazer a calibragem, conforme o recomendado pelo manual, para que você tenha estabilidade e segurança nas curvas, inclusive em situações de aquaplanagem”, afirma Luciana.
A especialista também reforça a importância de manter o limpador de para-brisas em bom estado e com um reservatório de água abastecido, além de saber como acionar o limpador e o jato de água em momentos de emergência.
“É muito comum os motoristas terem uma necessidade emergencial de utilizar o limpador de para-brisa e não saber como utilizar, como acionar a água e principalmente como o limpador de para-brisa está, por estar sem manutenção preventiva, ou seja, no momento que você precisa, ele não faz a limpeza adequada”, diz.
Ainda de acordo com Luciana, é muito importante utilizar aplicativos que vão te ajudar durante o percurso. “É muito importante conferir nos aplicativos disponíveis, qual é o percurso que você vai percorrer por esta viagem, para que assim você se planeje quanto ao abastecimento de combustível, possibilitando que você escolha um posto com bandeira e evite cair em postos que vendem combustíveis adulterados, tornando assim a sua viagem mais segura”, afirma Luciana.
Para finalizar, Luciana dá uma dica bônus para quem vai viajar, que é fazer a conferência das lâmpadas, mesmo que o carro já tenha passado por uma manutenção preventiva. Essa conferência é importante para evitar transtornos e multas, já que as lâmpadas podem queimar a qualquer momento.
“Você é responsável por tudo que acontece naquele veículo enquanto estiver dirigindo. Então, se houver a necessidade de uma multa, por exemplo, o motorista que está na rodada é quem será o responsável e receberá os pontos na carteira, juntamente com a multa”, finaliza Luciana.