A Volks segue investindo na mobilidade: na noite desta quinta (28), confirmou quatro lançamentos para o ano que vem
Apesar de cada vez mais moderna, tecnológica e eletrificada, a Volks revelou na noite desta quinta-feira (29), durante um evento comemorativo destinado à imprensa, que vai lançar pelo menos quatro modelos no Brasil em 2025 - e três deles terão alcunha esportiva, para delírio dos fãs da marca. São eles:
- Volkswagen Tera (SUV subcompacto que será posicionado abaixo do Nivus)
- Volkswagen Golf GTI
- Volkswagen Nivus GTS
- Volkswagen Jetta GLI
Calma! Estes não devem ser os únicos lançamentos da empresa ao longo de 2025. É provável que outras versões de modelos já vendidos apareçam ao longo da temporada. Mas são novidades importantes no quesito mobilidade e abaixo falaremos um pouco sobre cada uma.
Tera
O Tera é talvez o principal lançamento da marca e possivelmente até do mercado de automóveis no ano que vem. Fabricado em Taubaté (SP), ele será o modelo de SUV mais acessível da empresa no país.
Ainda não estão confirmados os dados técnicos, mas nossa aposta é de que ele irá usar o conjunto 1.0 flex aspirado do Polo nas versões de entrada e o 1.0 TSI nas configurações mais caras. Esperamos também caixas de câmbio manual e automáticas.
Faixa de preço: entre R$ 100 mil e R$ 130 mil (estimados).
Golf GTI
A lenda está de volta - e o portal Terra confirmou a novidade no mês passado. A nova geração do GTI é a mais rápida, forte e insana já criada. Ela chega cinco anos após o carro deixar de ser vendido (antes da pandemia ele vinha apenas na versão GTE, híbrida e importada). A fabricação nacional terminou em 2019.
Tem motor 2.0 turbo da família EA888 - agora conhecido como LK3 evo4 - de 265 cv e 37,7 kgfm de torque e recebe comandos de um câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. Tração dianteira (é o Golf "R" que tem tração integral) e acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos. Pode chegar a 250 km/h.
Nivus GTS
Uma versão esportiva do SUV-cupê Nivus também já foi mostrada e vem sendo preparada pela marca. A configuração vai usar o motor 250 TSI 1.4 de 150 cv, embora também com o câmbio automático de seis marchas.
A ideia é reforçar o apelo esportivo ao carro e criar um concorrente a altura do Fiat Pulse Abarth. Por isso, alguns detalhes de esportividade devem ser adotados, como pneus e suspensão mais baixos.
Jetta GLI
A última confirmação da marca foi a de ontem: a decisão de importar o novo Jetta GLI, que mudou lá fora na metade deste ano. O visual foi atualizado, deixou o perfil do carro mais "jovem", e o interior também evolui consideravelmente, com mais recursos tecnológicos e digitais.
O conjunto mecânico, no entanto, não deve mudar - muito menos a faixa de preço, se é que ele não irá aumentar. Hoje o Jetta GLI custa R$ 250.990 e vem equipado com o conjunto 350 TSI, que usa um motor 2.0 turbo de 231 cv e 35,7 kgfm de torque. O câmbio é automatizado de seis marchas e dupla embreagem.