Volkswagen anuncia data para revelar nome do seu novo SUV nacional

Feito sobre a plataforma MQB-A0 do Polo e T-Cross, novo SUV compacto nacional da Volkswagen terá nome inédito e chega ao Brasil em 2025

1 nov 2024 - 12h44
Teaser oficial do novo SUV da Volkswagen (imagem clareada)
Teaser oficial do novo SUV da Volkswagen (imagem clareada)
Foto: João Buffon/Guia do Carro/VW Divulgação

Falta pouco para descobrirmos o nome do novo SUV nacional da Volkswagen. Depois de divulgar as primeiras imagens do novo modelo durante o Rock in Rio, a marca alemã acaba de anunciar que vai revelar o nome do inédito SUV na próxima segunda-feira, dia 4 de novembro. O anúncio acontecerá nos perfis oficiais da marca, nas redes sociais.

Produzido na planta de Taubaté (SP), o novo SUV será um dos 16 lançamentos da Volkswagen até 2028. O modelo inédito fez sua primeira aparição oficial durante o Rock in Rio, no Rio de Janeiro (RJ), no mês passado. Por lá, ele foi revelado no estande Mundo VW, em camuflagem especial, e envolvido por uma redoma de LED. 

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Flagra do novo SUV VW 246 em testes no Brasil
Foto: Reprodução/@falandodecarro Instagram

Na ocasião, o público conheceu a assinatura dos faróis, a silhueta e o design das rodas do veículo. Nas redes sociais, mais de 700 milhões de pessoas acessaram o conteúdo com a sugestão de um nome, com até cinco letras, para o novo SUV da Volkswagen. Com ajuda de Inteligência Artificial (IA), a Volkswagen transformou alguns nomes sugeridos em animações divertidas.

Recentemente, o site Notícias Automotivas publicou que a marca alemã registrou alguns nomes no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual). São eles: Acron, Airon, Arena, Tagro, Tukan e Udara. Internamente, o novo modelo é conhecido como Projeto VW 246. De qualquer forma, o novo SUV da Volkswagen não se chamará Gol.

Novo SUV de entrada da Volkswagen flagrado em testes no Brasil
Foto: Reprodução João Anacleto/@janacletos Instagram

O design foi projetado no Brasil, e de acordo com a própria Volkswagen, a filial brasileira teve bastante autonomia para elaborar as linhas do novo modelo. Os faróis de led serão os mesmos do novo Nivus, mas com leve mudança na assinatura visual. A lateral terá linha de cintura ascendente. A grade frontal e o para-choque são inspirados no Tiguan europeu. 

O SUV nacional tem ainda lanternas em led interligadas por uma barra horizontal (sem iluminação) na traseira, e placa no para-choque. O interior será totalmente novo, dentro do padrão da marca, mas ainda não foi revelado.  As rodas de liga-leve da unidade mostrada no Rock in Rio são de 17", o que indica que o SUV deve ter medidas até esse aro. 

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Novo SUV nacional da Volkswagen em testes em Taubaté (SP)
Foto: Reprodução/@placaverde Instagram

No teto, há barras longitudinais, mas não é possível cravar se a peça é meramente estética ou funcional. Já a coluna "C" é larga e traz um vinco que acompanha as portas até o vidro traseiro. O novo SUV da Volkswagen será concorrente de modelos como Fiat Pulse e Renault Kardian, com porte menor do que o Nivus. Ele será fabricado na plataforma MQB-A0, que é uma variação da MQB dos modelos T-Cross, Virtus, Nivus e Polo. 

Ele é desenvolvido em parceria com a montadora tcheca Skoda, que faz parte do Grupo Volkswagen. Até por isso, o novo SUV nacional terá um parentesco com o SUV compacto da Skoda que será vendido na Índia. A versão da Volkswagen terá design inédito, trocando todas as peças de estamparia e mantendo apenas as dimensões gerais. 

Modelo em clay do novo SUV da Volkswagen: traseira terá lanternas interligadas
Foto: João Buffon / Guia do Carro

Para efeito de comparação, o Skoda Fabia mede 4,10 m de comprimento, 1,78 m de largura e 1,45 m de altura. O entre-eixos é de 2,56 m, o mesmo do Polo.  Sob o capô, o inédito SUV urbano (ou CUV, Crossover Urban Vehicle) deve contar apenas com o motor 1.0 TSI de 116 cv de potência e 165 Nm de torque. A transmissão será automática de 6 marchas, ou manual de 5 marchas, repetindo o conjunto utilizado pelo Polo. 

Há rumores de que o modelo também possa trazer o motor 1.0 TSI de 128 cv e 200 Nm nas versões mais caras. No entanto, ele não terá motores aspirados para não brigar com o Polo e Polo Track. Além disso, o novo modelo também não deve custar menos do que as configurações mais baratas do Polo, na faixa dos R$ 90.000. Caso chegasse hoje ao mercado, os preços deveriam vir na faixa de R$ 100.000 a R$ 130.000.

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