Volkswagen comemora 50 anos do Golf com novo modelo no acervo

Golf GTI MK4,5, único com design e desenvolvimento do Brasil, foi restaurado e tem 20.000 km; veja galeria do Golf GTI que chega em 2025

10 out 2024 - 18h47
(atualizado às 18h50)
Volkswagen Golf GTI 2008 MK4,5: único com design (facelift) criado no Brasil
Volkswagen Golf GTI 2008 MK4,5: único com design (facelift) criado no Brasil
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A Volkswagen do Brasil comemorou os 50 anos de produção do VW Golf na Alemanha com um novo modelo em seu acervo na fábrica da Anchieta. A Garagem VW ganhou um exemplar do Golf GTI MK4,5, único da história que teve o design e o desenvolvimento feitos no Brasil. O carro exposto tem a cor Preto Magic e foi fabricado em 2008.

O Golf GTI MK4,5 (facelift da geração IV) foi a soluação que a Volkswagen do Brasil encontrou na época para dar continuidade à produção do modelo no país. O Golf já tinha ganhado a geração 5 na Europa, mas o Brasil produzia a geração 4. Então os executivos brasileiros aproveitaram uma visita dos alemães ao país para apresentar o prpojeto, que foi aprovado.

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Para ser exposto ao lado dos demais clássicos VW, O Golf GTI MK4,5 passou por um impecável processo de restauração que durou seis meses e incluiu a desmontagem e limpeza do conjunto motor e câmbio, troca de óleo e filtros, troca de componentes de suspensão, micro pintura em regiões externas da carroceria, além da revitalização de bancos e plásticos internos.

Equipado com um motor 1.8 Turbo, ele ganhou mais pressão no turbocompressor. O resultado? Aumento do torque e potência do carro quando abastecido com gasolina de alta octanagem. A potência saltou 180 cv para 193 cv e o torque subiu de 234 para 249 Nm. Ele acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,5 segundos e alcança velocidade máxima de 231 km/h (na versão anterior, chegava a 227 km/h).

Golf GTI Competição, Golf VR6, Golf GTI MK4,5 e Golf GTI MK7,5: exemplares da Garagem VW
Foto: VW / Guia do Carro

A versão GTI do Golf MK4,5 oferecia duas opções de transmissão: manual de cinco marchas e automática Tiptronic, também de cinco marchas, que podia ser utilizada como uma transmissão automática convencional (com a alavanca de câmbio no canal esquerdo) ou como uma transmissão semiautomática sequencial. Nesta condição, o motorista fazia as mudanças de marcha na própria alavanca (com leves toques para a frente ou para trás), proporcionando uma condução mais esportiva.

O Golf GTI 2008 trazia, de série, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro, faróis com iluminação “Cool Blue”, retrovisores com o pisca integrado, porta-óculos, alarme anti-furto e rastreador via satélite. O carro pertenceu à frota da Volkswagen e tem pouco mais de 20 mil km rodados.

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50 anos do Golf

O Volkswagen Golf nasceu em 1974, na Alemanha, com a missão de substituir o Fusca (Beetle, Käfer etc). O projetista foi Giorgetto Giugiaro. Não foi uma missão fácil, pois ele precisou criar um desenho inédito e manter características de desempenho e popularidade do Fusca, mas com motor dianteiro e tração dianteira.

Deu tão certo que o Golf já soma 37 milhões de unidades vendidas, superando o próprio Fusca. O Golf VIII (oitava geração) foi lançado em 2023 e já soma 1 milhão de unidades vendidas. O Golf GTI que será vendido no Brasil a partir de 2025 é o MK8,5 (facelift da geração VIII). as vendas das gerações anteriores foram as seguintes:

  • Golf I - 6,9 milhões
  • Golf II - 6,3 milhões
  • Golf III - 4,8 milhões
  • Golf IV - 4,9 milhões
  • Golf V - 3,4 milhões
  • Golf VI - 3,6 milhões
  • Golf VII - 6,3 milhões

Mais um Golf vem aí

Esta semana, o CEO da Volkswagen, Ciro Possobom, confirmou que o novo Golf GTI (MK8,5) será vendido no Brasil a partir de 2025. Executivos da Volkswagen do Brasil disseram que o carro chegará preparado para enfrentar as dificuldades das ruas e estradas brasileiras, que são muito mais irregulares do que as europeias. Havia uma unidade exposta na Garagem VW e aproveitamos para fotografar. Veja abaixo uma galeria de fotos do Golf GTI que será importado para o Brasil (as cores e a configuração não estão definidas).

Outros Golf da Garagem VW

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O Golf GTI 2008 é o quarto exemplar do modelo no acervo da Volkswagen do Brasil. Os demais são o Golf GTI Competição, o Golf VR6 e o Golf GTI MK7,5.

Golf GTI Competição. Criado em 1999 por uma equipe entusiasta do Desenvolvimento do Produto e inspirado nas corridas europeias, ele nasceu de um projeto extracurricular, mas, ao contrário de seu “irmão” GTI, nunca chegou ao público.

Volkswagen Golf Competição 5 da Garagem VW
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O Golf GTI Competição surgiu como um carro conceito, em um momento em que a Volkswagen buscava explorar o desempenho nas pistas, sem comprometer o DNA do GTI de rua.

Com a pintura personalizada em prata e faixas azuis largas, o modelo ostenta o número 17, em homenagem à Ala 17 da Planta Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), onde o time responsável pelo desenvolvimento da máquina trabalha.

Golf VR6. Limitado a 99 unidades numeradas, o Golf VR6 foi produzido na planta de São José dos Pinhais (PR) e trazia motor 2.8 de 6 cilindros em V, de 200 cv e 265 Nm de torque. Com câmbio manual de 6 marchas, ia de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos, números impressionantes até hoje.

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Volkswagen Golf VR6 da Garagem VW
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Esteticamente, era discreto, com faróis com máscara negra, defletores dianteiro e traseiro, rodas de 17 polegadas e saias laterais. No interior, costuras dos bancos, volante e tapetes em vermelho, plaqueta com a numeração daquele exemplar e pomo da alavanca do câmbio em formato de bola de golfe.

Fez sua estreia no Salão do Automóvel 2002 com 67 unidades encomendadas. A unidade exposta na Garagem VW é a 000/099, que em 2002 serviu como carro de demonstração do departamento de Imprensa e posteriormente foi incorporada ao nosso acervo. 

Golf GTI MK7,5. Último modelo do Golf produzido no Brasil, usava o motor 350 TSI de 230 cv e 350 Nm. Com isso, o acelerava de 0 a 100 km/h em 7 segundos e atingia 238 km/h de velocidade máxima.

Volkswagen Golf GTI MK7,5 da Garagem VW
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Havia cinco perfis diferentes de informação no Active Info Display, alterando os dados apresentados. O motorista podia escolher entre os modos “Clássico”, “Consumo e Autonomia”, “Eficiência”, “Performance e Assistentes de Condução” ou “Navegação”. 

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Contava ainda com direção progressiva, que permitia ao motorista fazer curvas com menor movimentação do volante. A unidade exposta na Garagem VW foi produzida em 2018, também no Paraná, e pertenceu à frota de testes da Engenharia. Tem 32 mil km rodados.

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