Faz anos que a Volkswagen mantém em gestação sua picape anti-Toro, conhecida como Projeto Tarok, para atacar a Fiat no segmento. Mas, esta semana, durante o anúncio do investimento na Amarok para mais 10 anos, Pablo Di Si, CEO da Volkswagen América Latina, disse que não há condições de avançar com a Tarok na Argentina.
“A picape compacta Tarok é um belo projeto, mas fazê-lo na Argentina hoje é impossível”, disse Pablo Di Si. “Estamos trabalhando na planta de Pacheco com capacidade total, devemos construir um terceiro andar de produção. Hoje é humanamente e tecnicamente impossível.”
Numa conversa com jornalistas argentinos, publicada pelo site Motor1 Argentina, o CEO da Volkswagen abordou também a possibilidade de trazer o projeto para uma das fábricas brasileiras. “Poderia ser feito no Brasil? Talvez, talvez”, comentou Di Si. “Mas no Brasil temos outros projetos antecipados, como a nova família de carros compactos que será encabeçada pelo novo Polo Track, que já anunciamos.”
A fala do chefão do Volks na América Latina praticamente sepulta as chances de produção da picape anti-Toro, que foi apresentada no Salão de São Paulo de 2018, há três anos e meio. Mas isso não significa que o futuro da Saveiro ficou claro. Diminuem as chances de que a próxima geração da VW Saveiro tenha um porte superior ao do modelo atual.
A nova Saveiro, portanto, dificilmente vai ocupar o lugar que estaria reservado para a Tarok. Na prática, a Volkswagen desiste de competir diretamente com a Fiat Toro. Ela pode ser maior do que a Fiat Strada? Parece difícil. Como a GM já está posicionando a nova Chevrolet Montana na mesma faixa da Renault Oroch (um pouco abaixo da Toro), é possível que a Volkswagen não queira deixar de bandeja o segmento de picapes pequenas para a Fiat Strada.
Portanto, parece claro que não haverá uma nova Saveiro dentro da família de carros compactos que a Volkswagen fabricará a partir de 2023 em Taubaté (SP). O primeiro carro será o Polo Track, real substituto do Gol. O segundo pode ser um Virtus Track, para substituir o Voyage.
O terceiro (mas não necessariamente nessa ordem) será um pequeno SUV, menor do que o T Cross. Muitos jornalistas afirmam que este SUV será chamado de Gol, mas o Guia do Carro não aposta na permanência deste nome, que se tornou sinônimo de produto atrasado, apesar de sua rica e vitoriosa história.
Resta o quarto carro da plataforma MQB em Taubaté. Pode ser um SUV cupê, ao estilo do VW Nivus, porém menor. Poderia ser a nova Saveiro? Poderia, mas é uma hipótese que perde força. A Saveiro é fabricada em São Bernardo do Campo (SP) e parece cada dia mais claro que a atual geração terá sua vida estendida por mais alguns anos, certamente com atualizações, assim como ocorrerá com a Amarok na Argentina. Na semana passada, a Saveiro voltou a ser produzida e agora tem quatro versões na linha 2023.