A Volkswagen acaba de revelar o nome do seu inédito SUV nacional de entrada: Tera. Depois de divulgar as primeiras imagens do novo modelo durante o Rock in Rio, a marca alemã finalmente oficializou em suas redes sociais o nome do SUV, que será lançado em 2025.
O novo Volkswagen Tera segue a tradição de SUVs da marca alemã com nomes iniciados com a letra “T”. De acordo com a Volks, o novo nome é inspirado em tecnologia. Durante quase dois anos o Guia do Carro desmentiu as informações de que o inédito SUV se chamaria Gol.
“Foram longas discussões para encontrar o nome do nosso novo SUVW e chegamos num resultado incrível. Tera é um nome forte que tem capacidade para carregar muitas histórias. Ele será um divisor de águas no mercado e um novo ícone pop para o Brasil”, disse Ciro Possobom, CEO e Presidente da Volkswagen do Brasil.
Produzido na planta de Taubaté (SP), o inédito Tera será um dos 16 lançamentos da Volkswagen até 2028. O modelo inédito fez sua primeira aparição oficial durante o Rock in Rio, no Rio de Janeiro (RJ), no mês passado. Por lá, ele foi revelado no estande Mundo VW, em camuflagem especial, e envolvido por uma redoma de LED.
Na ocasião, o público conheceu a assinatura dos faróis, a silhueta e o design das rodas do veículo. Nas redes sociais, mais de 700 milhões de pessoas acessaram o conteúdo com a sugestão de um nome, com até cinco letras, para o novo SUV da Volkswagen. Com ajuda de Inteligência Artificial (IA), a Volkswagen transformou alguns nomes sugeridos em animações divertidas.
O design foi projetado no Brasil, e de acordo com a própria Volkswagen, a filial brasileira teve bastante autonomia para elaborar as linhas do novo modelo. Os faróis de led serão os mesmos do novo Nivus, mas com leve mudança na assinatura visual. A lateral terá linha de cintura ascendente. A grade frontal e o para-choque são inspirados no Tiguan europeu.
O Volkswagen Tera contará ainda com lanternas em led interligadas por uma barra horizontal (sem iluminação) na traseira, e placa no para-choque. O interior será totalmente novo, dentro do padrão da marca, mas ainda não foi revelado. As rodas de liga-leve da unidade mostrada no Rock in Rio são de 17", o que indica que o Tera deve ter medidas até esse aro.
No teto, há barras longitudinais, mas não é possível cravar se a peça é meramente estética ou funcional. Já a coluna "C" é larga e traz um vinco que acompanha as portas até o vidro traseiro. O novo Volkswagen Tera será concorrente de modelos como Fiat Pulse e Renault Kardian, com porte menor do que o Nivus. Ele será fabricado na plataforma MQB-A0 do Polo Track, que é uma variação da MQB dos modelos T-Cross, Virtus, Nivus e Polo.
Ele é desenvolvido em parceria com a montadora tcheca Skoda, que faz parte do Grupo Volkswagen. Sob o capô, o inédito Tera deve contar apenas com o motor 1.0 TSI de 116 cv de potência e 165 Nm de torque. A transmissão será automática de 6 marchas, ou manual de 5 marchas, repetindo o conjunto utilizado pelo Polo.
Há rumores de que o modelo também possa trazer o motor 1.0 TSI de 128 cv e 200 Nm nas versões mais caras. No entanto, ele não terá motores aspirados para não brigar com o Polo e Polo Track. Além disso, Volkswagen Tera também não deve custar menos do que as configurações mais baratas do Polo, na faixa dos R$ 90.000. Caso chegasse hoje ao mercado, os preços deveriam vir na faixa de R$ 100.000 a R$ 130.000.