A Volkswagen do Brasil acaba de atingir um marco importante. A montadora alemã exportou 90.142 carros produzidos no país no último ano. Esse número representa um crescimento de 43% em relação ao número de exportações da marca em 2023 (62.834 unidades). Em toda a sua história, a Volkswagen do Brasil já exportou mais de 4,3 milhões de carros.
No mesmo período, as exportações de veículos leves no setor automotivo brasileiro caíram 1,6%* (375.772 unidades em 2024 x 381.999 unidades em 2023). Em 2024, os três principais mercados de exportação da Volkswagen do Brasil foram a Argentina (39.631 veículos), o México (25.431) e a Colômbia (7.073).
Os carros da marca alemã feitos no Brasil também foram exportados para os mercados de Aruba, Bolívia, Chile, Costa Rica, Curaçao, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, St. Marteen e Uruguai. O Volkswagen Polo foi o modelo mais exportado pela marca em 2024, com 29.751 unidades.
O hatch produzido em São Bernardo do Campo (SP) e em Taubaté (SP) teve unidades embarcadas para dez países (Argentina, Chile, Colômbia, Curaçao, Equador, México, Paraguai, Peru, St. Marteen e Uruguai). Com isso, o Polo foi o veículo mais vendido da América do Sul em 2024, com um total de 161.503 unidades emplacadas na região.
Logo abaixo do Polo (29.751 unidades), a picape Saveiro (23.720) e os SUVs T-Cross (17.246) e Nivus (15.492) foram os carros mais exportados pela Volkswagen do Brasil em 2024. No último ano, o T-Cross e o Nivus foram reestilizados. A marca exporta seus carros pelos Portos de Paranaguá (PR) e Santos (SP) ou por via terrestre para os mercados da Bolívia, Paraguai e Uruguai.
“O ano de 2024 foi especial para as exportações da Volkswagen do Brasil, que celebra o aumento robusto de 43% em seus embarques; enquanto o mercado de veículos leves no país teve queda de 1,6%. Fatores que contribuem com esse resultado expressivo são o aquecimento de demanda, principalmente na Argentina, nosso principal mercado externo, e o sucesso da nova ofensiva de produtos da marca também no exterior”, afirma Max Frik, gerente executivo de Marketing do Produto e Planejamento de Vendas da Volkswagen Região SAM (América do Sul).