A Volkswagen planeja cortar custos em sua principal marca de carros em cerca de 5 bilhões de euros (US$ 6,8 bilhões) por ano até 2017, segundo documentos obtidos pela Reuters nesta terça-feira.
A marca de mesmo nome, maior divisão da montadora alemã em vendas, está atrás de meta de margem de lucro de pelo menos 6% devido a custos fixos que disse serem altos em relação à rival japonesa Toyota.
A margem de lucro da marca em 2013 foi de 2,9% ante margens de 8,8% da divisão automotiva da Toyota e de 9% da sul-coreana Hyundai Motor. "Vamos ser honestos: Temos muito a alcançar em relação a nossos principais competidores", disse o presidente-executivo, Martin Winterkorn, em mensagem enviada a gerentes da VW obtida pela Reuters.
"É por isso que nós agora precisamos tomar ações claras, efetivas e algumas vezes dolorosas", acrescentou, citando que o custo de pesquisa e desenvolvimento disparou 80% no grupo desde 2010.
O executivo afirmou que a VW pode decidir parar a produção de modelos não lucrativos, citando veículos conversíveis, e dar passos para reduzir custos de aquisição para impulsionar as margens em sua principal marca, que respondeu por mais de um terço do lucro de 47,8 bilhões de euros do grupo no primeiro trimestre.
Você sabe qual é o carro mais vendido no mundo?