Revelado em setembro deste ano nos EUA, o novo Volkswagen Taos pode mudar de nacionalidade em breve no Brasil. Atualmente importado da Argentina, o SUV médio da Volkswagen pode passar a vir do México, onde já conta com o novo visual. Já flagrado em testes no Brasil, o novo Volkswagen Taos deve chegar ao mercado brasileiro em 2025.
Isso porque a fábrica de General Pacheco (Argentina), que produz o Taos vendido no Brasil atualmente, aguarda por novos investimentos para poder fabricar o SUV reestilizado. Com problemas logísticos e com a carga de impostos locais, a marca alemã congelou temporariamente os investimentos para a fábrica argentina. A unidade também produz a picape média Amarok.
Já a fábrica de Puebla (México) já produz os modelos Jetta e Tiguan vendidos no Brasil, assim como o Taos destinado à América do Norte. A unidade fabril também vai produzir o Golf de oitava geração a partir de 2027, e se beneficia do acordo fiscal entre Brasil e México que garante a isenção do imposto de importação para carros fabricados na terra da tequila.
Oficialmente, a marca alemã ainda não confirma a mudança de origem do Taos vendido no Brasil. O design do novo Taos vendido no Brasil será o mesmo do modelo recém-lançado nos EUA. As mudanças se concentram na dianteira. Começando pelos faróis, o novo Taos traz peças de formato mais fino e com luzes de LED.
A grade frontal também ficou mais fina, como no Tiguan europeu, e traz uma faixa iluminada na parte superior, que interliga os dois faróis. O para-choque é novo, e traz uma grande entrada de ar. Completa o visual frontal um aplique prateado no contorno da entrada de ar inferior. Na lateral, as únicas mudanças são as novas rodas de até 19". Na parte de trás, as lanternas de LED são interligadas por uma barra horizontal, que é iluminada.
O para-choque também é novo, e traz apliques em plástico preto e prateado na parte inferior. Por dentro, o layout interno é parecido com o do novo Jetta, que dá destaque à central multimídia com tela de 8" de aspecto flutuante. No Brasil, o Taos deve contar com a multimídia VW Play, que tem tela maior (10").
O painel também é digital. Logo abaixo, na parte central, há uma faixa em material macio ao toque, com acabamento que imita couro com costuras. O novo Taos ainda traz apliques metalizados nas saídas de ar e detalhes em black piano. O ar digital dual zone conta com comandos touch e há novas padronagens de acabamento nos bancos.
Em relação à motorização, o novo Taos vendido no Brasil deve manter o atual 1.4 turbo flex de 150 cv, que também está disponível no México. Nos EUA, o modelo é equipado com um motor 1.5 turbo a gasolina de 176 cv, e ainda conta com opções de tração dianteira ou integral. Já o câmbio é um automático convencional de 8 marchas.
No Brasil, o Taos é um dos modelos mais cotados para a estreia do sistema híbrido-flex. No entanto, o modelo deve manter o motor atual inicialmente, assim como a tração somente nas rodas dianteiras.