A montadora alemã Volkswagen registrou um salto no lucro operacional trimestral, com uma recuperação econômica na Europa elevando as vendas de modelos de luxo das marcas Audi e Porsche para níveis recordes.
O lucro do primeiro trimestre da maior montadora da Europa subiu 22%, para 2,9 bilhões de euros (US$ 4 bilhões), em comparação com 2,3 bilhões de euros um ano antes, anunciou a Volkswagen nesta terça-feira.
A cifra veio acima da estimativa média de 2,74 bilhões de euros em uma pesquisa da Reuters com analistas e ficou um pouco abaixo da previsão mais elevada, que era de 3,05 bilhões de euros.
Mas a VW manteve a cautelosa perspectiva de resultados publicada em fevereiro, mesmo depois de mercados europeus chave, responsáveis por 40% das vendas do grupo, terem visto elevação de volumes por sete meses consecutivos.
A recuperação da demanda na Europa ajudou as marcas de luxo Audi e Porsche a aumentar as entregas do primeiro trimestre em 11,7% e 4,5%, para 413 mil e 38,7 mil unidades, respectivamente.
A margem operacional da VW pode ficar estável neste ano, em uma faixa de 5,5% a 6,5%, ante 5,9% no ano passado, disse a montadora, reiterando o que havia divulgado em 21 de fevereiro.
A Volkswagen espera aumentar as entregas do grupo ligeiramente na comparação com o volume recorde do ano passado, de 9,7 milhões de veículos, com as vendas se movendo dentro de uma faixa de 3% sobre os 197 bilhões de euros do ano passado.