A Volkswagen aproveitou as comemorações de seus 70 anos no Brasil para anunciar que vai vender a Kombi elétrica ID. Buzz no país. A confirmação foi feita na noite desta segunda, 3, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, onde a montadora alemã reuniu 5.000 pessoas para comemorar sete décadas de produção nacional.
Apesar da expectativa de alguns presentes, a Kombi elétrica ID. Buzz não será produzida no Brasil, mas sim importada. E o lote inicial será limitado em apenas 70 unidades, pois a Volkswagen da Alemanha não está dando conta de produzir tantos veículos quantos são os pedidos.
A Kombi elétrica, cujo nome oficial é Volkswagen ID. Buzz, será o segundo modelo 100% elétrico da Volks no Brasil. O primeiro será o Volkswagen ID.4, um SUV elétrico com tração traseira que será comercializado apenas com assinaturas.
“O ID.Buzz é o ícone da era eletrificada da Volkswagen”, disse Alexander Seitz, Chairman da Volkswagen América Latina. “Após 56 anos de histórias e emoções a bordo da Kombi, os brasileiros poderão reviver a liberdade, independência e emoção da Velha Senhora, agora zero emissão e totalmente sustentável.”
A Kombi elétrica ID. Buzz vai estrear no Brasil dez anos depois do fim da produção da Kombi original. A Volkswagen não informou a data de lançamento nem o preço do ID. Buzz.
Assim como o VW ID.4, a Kombi elétrica ID.Buzz passou pelas mesmas etapas de pesquisas e testes no Brasil. O modelo é produzido em Hannover, na Alemanha e tem um alcance de cerca de 340 km na Europa.
O veículo tem um motor elétrico traseiro de 150 kW de potência com tração traseira. Isso equivale a 204 cv. A bateria é de 77 kWh e a potência de carga AC é de 11 kW. Em estação de recarga rápida (DC), a potência de carga aumenta para 170 kW, o que permite ir de 5% a 80% da bateria em cerca de 30 minutos.
A Kombi elétrica ID. Buzz tem 4,7 m de comprimento e contará com tecnologias como Front Assist, Lane Assist, Travel Assist e o Turn Assist, que facilita as conversões transversais. No período da tarde, o CEO global da Volkswagen, Thomas Schaeffer, afirmou em São Paulo que a Volkswagen investirá tanto em carros híbridos flex quanto em carros elétricos para o mercado brasileiro.