O Volvo XC90 PHEV tem uma grande reputação no mercado brasileiro de veículos híbridos plug-in. O único “problema” desse carro é o preço, que é bem mais alto do que o de seu irmão menor XC60, um SUV muito mais acessível. São 200 mil reais de diferença nas versões de entrada. Agora o Volvo XC90 ganha atualizações para se manter competitivo no nicho de 7 lugares de luxo.
A renovação do Volvo XC90 PHEV coincide com a chegada do inédito EX90, que é um Volvo totalmente elétrico e fabricado nos Estados Unidos. O XC60 é produzido na Suécia. A Volvo garante que o EX90 não é uma costela do XC90, que, apesar dos pesares, mantém seus ótimos atributos.
Pudemos comprová-los mais uma vez durante um rápido test-drive de 78 km nas rodovias Anhanguera e Bandeirantes, no interior paulista, entre Vinhedo e São Paulo. É fato que o Volvo XC90 manteve o design cafona das saídas de ar do painel, mas melhorou em outros aspectos. O próprio painel ficou mais bonito, com aspecto horizontalizado.
O volante de direção também teve modificação, bem como o console central, que ganhou um espaço para guardar um nécessaire, e a iluminação ambiente. Houve também uma melhoria no display central, que passou de 9 para 11 polegadas e ganhou 30% de resolução. No uso, gostamos demais da simplicidade dos ajustes de volante e dos espelhos.
Ao volante o XC90 segue sendo um automóvel bastante agradável, que impõe respeito e entrega status. A vida a bordo é luxuosa e muito confortável.
A Volvo também aprimorou a suspensão, mas o nosso roteiro praticamente só teve estradas com piso muito bom, então essa avaliação não fizemos. As rodas são novas e têm aros de 20, 21 e 22 polegadas, dependendo da versão. Mas, em termos visuais, o melhor foi a mudança na grade dianteira, que deixou o SUV sueco mais atraente.
O Volvo XC90 2026 é um ótimo SUV de 7 lugares com muito potência. São 462 cv advindos de um motor 2.0 turbo dianteiro de 310 cv e de um motor elétrico traseiro de 145 cv (107 kW). O torque combinado é de generosos 709 Nm. São números que proporcionam uma aceleração muito forte – o carrão sueco vai de 0 a 100 em 5,4 segundos.
Um ponto que decepcionou um pouco foi a ausência de novidade na parte híbrida. A bateria segue tendo 19 kWh de capacidade, o que dá ao Volvo XC90 PHEV um alcance elétrico de 47 km (ciclo PBEV). É pouco, considerando que alguns híbridos plug-in chineses já fazem muito mais do que isso e estão dado um banho em termos de alcance elétrico. Como a Volvo pertence à chinesa Geely, poderiam ter ido além.
Segundo o PBEV do Inmetro, o Volvo XC90 faz 9,4 km/l de gasolina na cidade e 9,3 km/l na estrada. O motor elétrico faz 24,1 km/l-e na cidade e 21,9 km/l-e na estrada. O que significa isso? O quilômetro por litro-elétrico (km/l-e) mostra quanto o carro faria se o motor elétrico fosse um motor a combustão. É razoável esperar que o XC90 faça até 16 km/l de gasolina na cidade e uns 15 km/l na estrada se usar os dois motores sem acelerações brutas.
O Volvo XC90 2026 é vendido em três versões com os seguintes preços: Plus por R$ 639.950, Ultra por R$ 689.950 e Ultra Dark por R$ 699.950.
A versão Plus já vem com Pilot Assist, Som High Performance, câmbio em cristal, Ar-condicionado de 4 zonas, tela de 11,3 polegadas, assento elevatório infantil central, acabamento dos bancos em nórdico, bancos do motorista com memória, câmera traseira e rodas aro 20.
A versão Ultra acrescenta bancos dianteiros com ventilação, aquecimento e ajuste de 4 vias com extensão, suspensão a ar, banco do passageiro com memória, Head Up Display, Air Purifier, som Bowers & Wilkins, tema Bright, bancos de couro perfurado, câmera 360 graus e rodas aro 21.
A versão Ultra Dark traz a mais: tema Dark, nova cor Mulberry (que é um vermelho puxado para o marron) e rodas aro 22.
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