A Volkswagen do Brasil acaba de atingir um marco importante. A montadora alemã bateu seu recorde de exportações em outubro, com 12.049 unidades embarcadas no mês passado. É o melhor resultado de exportações registrado pela marca desde abril de 2018, quando foram embarcadas 18.752 unidades no mês. Em 2024, a Volkswagen do Brasil já exportou 78.623 unidades, com um crescimento de 48,5% em um ano.
Os números são bem relevantes, já que no mesmo período, as exportações de veículos leves no setor brasileiro caíram 7,6%. A Volks do Brasil concentra suas exportações atualmente em 18 países: Argentina, México e Colômbia são os três principais mercados, em volume de embarques, respectivamente.
Além disso, a filial brasileira da VW ainda exporta carros para Aruba, Bolívia, Chile, Costa Rica, Curaçao, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, St. Maarten e Uruguai. Os modelos são produzidos em Taubaté (SP), São Bernardo do Campo (SP) e São José dos Pinhais (PR).
Somente até outubro deste ano, as unidades exportadas pela Volkswagen do Brasil já superam o número de exportações da marca no ano inteiro de 2023 (62.834 unidades). Os modelos mais exportados neste ano (jan-out) foram o Polo (26.953), Saveiro (21.902), Nivus (13.188) e T-Cross (12.932).
“Além do aquecimento da demanda nos países atendidos, principalmente na Argentina, o nosso principal mercado de exportação, a Volkswagen do Brasil consolida sua vocação como a maior exportadora do setor automotivo brasileiro, com mais de 4,2 milhões de unidades embarcadas em seu histórico”, afirma Max Frik, gerente executivo de Marketing do Produto e Planejamento de Vendas da Volkswagen Região SAM (América do Sul).