A Volks confirmou durante a festa de 50 anos do Golf o retorno do modelo ao Brasil em 2025. Ele voltará a ser vendido por aqui, importado, apenas na versão GTI, esportiva e feita como variante de imagem
A Volks tem motivos para celebrar esta semana: o Golf, um de seus carros mais icônicos - ao lado de Fusca e Gol - comemora 50 anos em 2024. Com grande notícia: vivendo em sua oitava geração, vai voltar ao mercado no ano que vem, em 2025, com uma de suas versões mais emblemáticas, a GTI.
Para registrar o momento, a marca convidou jornalistas para sua garagem de carros especiais, na planta da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Lá tem de tudo (de melhor que a marca já produziu), incluindo raríssima unidade de um SP1, a última Kombi feita no mundo e até um Fusca Cabriolet.
Como é o novo Golf GTI
A nova geração da versão esportiva - feita em cima de seis das oito gerações do carro - é a mais rápida, forte e insana já criada. Ela chegará por aqui em 2025, cinco anos após o carro deixar de ser vendido (antes da pandemia ele vinha apenas na versão GTE, híbrida e importada). A fabricação nacional terminou em 2019.
Sua volta - junto do preço que a Volks irá escolher - será para fazer de sua presença no país algo marcante. O Golf GTI deverá ser posicionado como carro de nicho, ou carro de imagem, e beirar a etiqueta dos R$ 400 mil.
Importado da Alemanha - e não do México, que manda o Jetta GLI para cá atualmente por R$ 250.990 -, o novo Golf chegará para fazer concorrência a modelos conhecidos como hot hatches, como Honda Civic TypeR, Toyota GR Corolla e Mercedes-AMG A35 e A45.
A oitava geração do carro, justamente a que vem para cá, é chamada lá fora de "8,5" por já ter recebido um facelift, que aconteceu este ano - ganhou novos faróis e lanternas e ainda mais tecnologia.
Por dentro, tem grandes telas digitais - de 10,4" ou 12,9" para a central multimídia, a depender da versão - com assistentes por comando de voz e até conexão com ChatGPT.
O motor segue sendo 2.0 turbo da família EA888 - agora conhecido como LK3 evo4. Tem 265 cv e 37,7 kgfm de torque e recebe comandos de um câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. O Golf GTI tem tração dianteira (é o "R" que tem tração integral) e acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos.
A velocidade máxima é de 250 km/h.
Teremos, portanto, o Golf GTI de volta ao país no ano que vem. É possível até que o Golf R apareça por aqui em um determinado momento, segundo fontes ligadas à Volks depois da chegada do GTI. Seria para 2026 ou depois. O que nos resta é torcer.