O Volkswagen Polo terá novidades importantes em breve na Europa. Lançada em 2017 e reestilizada em 2021, a sexta geração do hatch compacto ganhará mais uma reestilização para o mercado europeu até o ano que vem, antes da chegada do Volkswagen ID.2 elétrico em 2026. É o que indica uma recente entrevista de Kai Grünitz, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Volkswagen, à revista inglesa Autocar.
De acordo com o executivo, o Polo atual receberá mudanças significativas nos próximos anos. Essas modificações teriam como objetivo dar uma sobrevida ao hatch atual com as novas regras de emissões Euro 7, que entram em vigor em 2026. Assim como o modelo atual, o novo Polo será produzido na África do Sul, de onde será exportado para a Europa.
O principal destaque será a estreia de versões híbridas no lineup do Polo. O executivo não revelou qual será o tipo de eletrificação aplicada ao modelo, mas o mais provável é que o hatch seja oferecido com motores micro-híbridos ou híbridos plenos, dependendo da versão.
Por outro lado, a versão esportiva GTI tem futuro incerto. Disponível atualmente com um motor 2.0 turbo de 207 cv e com câmbio automatizado de dupla embreagem DSG, a opção deve ser substituída pelo Volkswagen ID.2 GTI. Outro motivo para o possível fim de produção seriam as futuras regras de emissões de poluentes na Europa, que serão mais rigorosas do que as atuais.
Junto com a sobrevida do Polo, a Volkswagen também trabalha a chegada do novo ID.2, que será lançado até o início de 2026 com a promessa de ser o novo carro elétrico “popular” da marca alemã. O modelo terá a plataforma MEB Entry e detalhes visuais inspirados em modelos clássicos da Volkswagen, além de uma versão SUV.
Grüntz não revelou quais serão todas as mudanças que o Polo ganhará, mas hatch deve receber detalhes visuais semelhantes aos lançamentos mais recentes da marca alemã, como o Tiguan, Passat e Golf. A plataforma será a mesma do modelo atual, a MQB-A0, uma vez que se trata de uma reestilização profunda, e não uma nova geração.
No Brasil, o Polo deve demorar um pouco mais para receber as mudanças do modelo europeu. Antes disso, já no começo do ano que vem, a Volkswagen lançará o novo Tera, um SUV compacto que compartilha a plataforma e uma série de componentes com o Polo, que é líder de vendas entre os carros de passeio no mercado brasileiro.