VW Saveiro atual pode sair de linha com a chegada de nova picape em 2026

Com porte intermediário e produção no Paraná, nova picape da Volkswagen terá versões voltadas ao trabalho e deve ser lançada já em 2026

10 abr 2025 - 10h43
Projeção da nova picape da Volkswagen baseada no SUV Tera
Projeção da nova picape da Volkswagen baseada no SUV Tera
Foto: Kleber Silva / Guia do Carro

O Volkswagen Saveiro atual pode estar com os dias contados. De acordo com a revista Autoesporte, a picape derivada do Gol pode sair de linha logo após a chegada da inédita picape intermediária da Volks. Ainda sem nome definido, a caminhonete inédita é conhecida internamente como projeto VW 247 (Udara) e deve chegar ao mercado em 2026. Ela será produzida em São José dos Pinhais (PR).

O porte da nova picape será semelhante ao de modelos como o Chevrolet Montana e a picape sucessora do Renault Oroch. Como o projeto ainda está em fase de desenvolvimento, a Volkswagen tem utilizado uma carroceria do Tiguan como disfarce para o novo modelo. Um dos possíveis nomes para a nova picape é Therion.

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Projeção da nova picape da Volkswagen baseada no SUV Tera
Foto: Kleber Silva / Guia do Carro

Em entrevista ao Guia do Carro, o presidente da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, confirmou duas novas novidades para o segmento nos próximos anos: a picape inédita e a nova geração da Amarok. No entanto, o executivo afirmou que a marca sempre busca evoluções para os seus produtos, e que há fila de espera para a Saveiro atual, que é produzida em São Bernardo do Campo (SP). 

Lançada em 2009 e baseada no antigo Gol, a Saveiro já ganhou três facelifts desde então e convive com rumores de que sairá de linha nos próximos anos. Afinal, o modelo tem foco em vendas diretas e é o único modelo da marca feito no Brasil que não utiliza a plataforma modular MQB e que ainda é equipado com o atual motor 1.6 flex de 109 cv.

Volkswagen Saveiro
Foto: Canaltech

Com o lançamento da nova picape Udara, o possível fim da produção da atual Saveiro também abriria a possibilidade para uma nova geração da picape compacta da Volks. Por outro lado, o presidente da marca na América Latina, Alexander Seitz, adiantou que a nova picape intermediária também terá versões voltadas ao trabalho pesado e opções para o consumidor que busca um carro para o uso pessoal. 

De acordo com os flagras mais recentes do modelo em testes, ela terá suspensão traseira com eixo rígido e molas semielípticas, a mesma solução utilizada pelo Fiat Strada, líder de vendas no Brasil. A escolha pela mesma arquitetura seria ressaltar a robustez da picape quando carregada e em terrenos mais acidentados. 

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Nova picape da Volkswagen em testes com mula do Tiguan
Foto: Reprodução Placa Verde/Instagram

A nova picape intermediária da marca alemã será baseada no T-Cross, e deve aproveitar grande parte da estrutura do SUV. A plataforma deve ser a atual MQB-A0, que é utilizada pelo Polo, Virtus, T-Cross, Nivus e Tera. A nova base MQB Hybrid, maior e mais refinada, não deve ser utilizada pela picape. O design deve ter linhas inspiradas nos SUVs europeus e picapes atuais da Volkswagen.

Sob o capô, a nova picape da Volks deve contar com o novo motor 1.5 TSI de 150 cv, que pode ganhar o auxílio de um sistema micro-híbrido de 48V, o que deve contribuir para números maiores de potência e de torque, além de reduzir o consumo de combustível. O modelo também deve trazer versões somente a combustão. 

Teaser oficial da nova geração da picape Volkswagen Amarok
Foto: VW/Divulgação

O novo motor 1.5 TSI substituirá gradativamente o atual 1.4 TSI de 150 cv com a chegada das regras de emissões de poluentes do Proconve L8. A diferença é que o novo motor conta com recursos como a desativação de cilindros – o que ajuda a economizar combustível – assim como a opção de turbos de geometria variável. 

Já o sistema micro-híbrido de 48V substitui o alternador e o motor de arranque, auxiliando a reduzir o consumo de combustível. O recurso pode até mesmo “desligar” o motor a combustão em algumas situações de velocidade de cruzeiro, e é mais avançado do que o sistema híbrido-leve dos modelos nacionais da Stellantis. 

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A nova picape da Volks também deve ter versões com motor somente a combustão. Já a transmissão pode ser o automatizado DSG de dupla embreagem e sete marchas, ou um automático convencional de oito velocidades. Outros níveis de hibridização, mais avançados, devem chegar posteriormente a outros modelos da marca alemã.

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