A Chevrolet anunciou importantes melhorias nos motores dos modelos Tracker e Montana 2025. As atualizações incluem mais potência, menor consumo de combustível e adequação às normas do Programa de Controle de Poluentes (PL8), que entra em vigor em janeiro de 2025.
O motor 1.0 Turbo Flex do Chevrolet Tracker passou a entregar até 121 cavalos com etanol. Já o propulsor 1.2 Turbo Flex, presente tanto no Tracker quanto na Montana, alcança 141 cavalos, também com etanol. A injeção direta e melhorias no software de gerenciamento foram determinantes para esses avanços.
Além do ganho em potência, o torque cresceu até 15%, proporcionando melhor desempenho nas retomadas e acelerações. O consumo também teve reduções significativas, com melhora de até 9%, o que equivale a uma economia de dois tanques de combustível por ano, segundo a Chevrolet.
Em desempenho, o Tracker na versão topo de linha faz de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos, uma melhora de 1,4 segundos em relação ao modelo anterior. A Montana também evoluiu: o tempo de aceleração melhorou em até 0,8 segundos com câmbio automático e 0,6 segundos com transmissão manual.
No consumo urbano com gasolina, o Tracker agora alcança 11,6 km/l com o motor 1.0 Turbo e 11,2 km/l com o motor 1.2 Turbo. A Montana, que usa o mesmo motor 1.2 Turbo, obteve resultados semelhantes, confirmando sua eficiência.
Rafael Fernández, engenheiro-chefe de Powertrain da GM, explicou que a combinação de downsizing com tecnologias como turbo, injeção direta e gerenciamento eletrônico garantiu mais desempenho e eficiência. Ele destacou que o motor 1.0 Turbo atual entrega a mesma potência do antigo 2.0 do Kadett GSi, um esportivo clássico dos anos 1990.
A produção dos modelos Chevrolet Tracker e Montana com essas melhorias mecânicas começa ainda este ano.