"Comecei a trabalhar como motorista de app após superar um aneurisma cerebral e consegui conquistar minha independência financeira", relata Débora Braz

Motorista parceira da 99 há cinco anos, Débora celebra iniciativas em prol das mulheres e maior segurança em corridas no aplicativo

31 mar 2025 - 13h27
(atualizado às 15h48)
Foto: Freepik

“Você dirige?".

Historicamente, esta foi uma frase muitas vezes dita com espanto quando alguém se deparava com uma mulher ao volante, mas, há tempos que uma mulher dirigindo deixou de ser uma imagem incomum para, na verdade, ser um dos retratos da autonomia feminina conquistada ao longo da história.

Publicidade

Pode-se ir ainda mais além: com a revolução tecnológica vivida nas últimas décadas e, mais recentemente, o surgimento e consolidação dos aplicativos de transporte, fez com que elas também buscassem novas oportunidades de renda. Prova disso é que só em 2023, segundo dados do Detran de São Paulo, mais de 1,5 milhão de mulheres têm em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) o indicativo de que exercem atividade remunerada.

Neste cenário, a 99, empresa de tecnologia que conecta os brasileiros a serviços de mobilidade, pagamento e entregas, orgulha-se de no mês da mulher poder celebrar o aumento de 16% no número de motoristas parceiras cadastradas na plataforma. A empresa vem usando o poder da tecnologia para promover a equidade de gênero, fortalecendo a autonomia econômica e a segurança das mulheres nos 3.300 municípios brasileiros em que atua em quatro e duas rodas.

"Eu comecei a trabalhar como motorista de app após superar um aneurisma cerebral. Logo nos primeiros meses, aprendi a ter foco, a definir meus objetivos e consegui conquistar minha independência financeira. É inspirador ver o quanto a 99 realmente se preocupa com a gente e está sempre criando iniciativas em prol de tantas outras mulheres que querem conquistar seu espaço, assim como eu", diz Débora Braz, motorista parceira da 99 há cinco anos.

O crescimento no número de mulheres condutoras no app na plataforma em 2024 em comparação ao ano anterior também é resultado do investimento da empresa em tecnologias e mecanismos de segurança que possam trazer mais comodidade e tranquilidade para que tanto passageiras quanto motoristas parceiras sintam-se confortáveis ao usar o aplicativo.

Publicidade

Segurança para todas: motoristas parceiras e passageiras

O botão 99Mulher, por exemplo, foi criado com o intuito de permitir que as condutoras pudessem receber chamadas apenas de passageiras. O aplicativo também faz uso de inteligência artificial para identificar situações de maior vulnerabilidade e direcionar a corrida para motoristas mulheres mais bem avaliadas. Essas medidas já contribuíram para uma redução em 32,5% por milhão de corridas nos casos de assédios contra passageiras, comparando dados do primeiro semestre de 2024 e o mesmo período do ano anterior. 

A plataforma prioriza o desenvolvimento de tecnologias que ofereçam cada vez mais segurança para elas, condutoras e passageiras, do início ao fim da experiência com o app: ao todo são mais de 50 ferramentas de segurança. Uma das iniciativas inovadoras e exclusivas da empresa é a Cabine Lilás, ação viabilizada a partir de um convênio inédito com o Governo do Estado de São Paulo para oferecer deslocamento gratuito e seguro para mulheres vítimas de violência que contatarem a Cabine Lilás, pelo 190. O app também tem integração com o protocolo Não Se Cale, com envio de conteúdos educativos e de conscientização sobre a iniciativa e sobre os canais de denúncia.

Além disso, a 99 foi a primeira empresa do setor a receber o Selo Empresa Amiga da Mulher, no início de 2024. O reconhecimento do Governo do Estado do Rio de Janeiro é concedido às empresas que contribuem para a qualificação profissional, a inclusão, o bem-estar e o desenvolvimento da mulher no mercado de trabalho e na sociedade.

“A 99 quer ver cada vez mais mulheres ocupando as ruas e investe continuamente no direito de todas de ir e vir com segurança e, acima de tudo, autonomia e liberdade. Ainda há muito a ser feito e estamos comprometidos em promover um ambiente inclusivo onde todas possam prosperar, seja por meio de oportunidades para gerar renda flexível ou acessar serviços que facilitem suas rotinas diárias”, afirma Priscilla Chaves, gerente Sênior de Operações da 99.

Publicidade

Fortalecimento feminino

Além de ter como pilar fundamental a segurança da mulher, a 99 também desenvolve, desde 2021, o programa Mais Mulheres, para promover o empoderamento feminino, estimular o empreendedorismo e fortalecer o debate sobre mobilidade urbana para elas. A iniciativa contempla o programa Mais Mulheres na Direção, desenvolvido em parceria com a Secretaria do Estado da Mulher do Rio de Janeiro, para incentivar mais mulheres a atuarem como motoristas parceiras a partir de benefícios como desconto em combustível e compensações financeiras por adesivagem promocional de seus veículos, além de oferecer descontos em corridas e no 99Entrega para empreendedoras cadastradas na Rede Mulher+, por exemplo.

“Ser motorista de app tem sido uma experiência incrível, me permitindo cuidar da minha casa, da minha família e ainda ter tempo pra mim. Faço o que gosto e, de quebra, ouço histórias incríveis de outras mulheres, tanto de motoristas como eu, que encontraram nessa profissão sua independência financeira e mais confiança em si mesmas, quanto de passageiras, que compartilham suas alegrias e desafios do dia a dia”, conta Andrea Costa, motorista parceira da 99 há sete anos.

Acesse o site da 99 e conheça as iniciativas pensadas exclusivamente para mulheres na plataforma.

Fonte: 99
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações