O mercado de carros elétricos está ficando mais competitivo. E a marca que mais fez para popularizar essa tecnologia enfrenta um futuro incerto. O risco de a Tesla ficar para trás começa a se tornar evidente sem um modelo mais popular, que custe em torno de 25 mil dólares (cerca de R$ 150 mil), em sua linha. Explorar esse nicho poderia ter ajudado a empresa a expandir o mercado, mas acabou que não vimos a Tesla apostar nesse modelo econômico, que poderia ter virado seu ás na manga.
Como surgiu essa história
Já faz cinco anos que ouvimos falar do carro de 25 mil dólares da Tesla. A primeira vez que a empresa colocou preço e data nesse conceito foi no Battery Day de 2020. Na ocasião, a companhia afirmou que deveríamos ver o projeto materializado em 2023.
Como tantas outras promessas da empresa, isso não aconteceu. E não só não aconteceu — no ano passado, durante a apresentação de seu projeto de robotáxis para o curto prazo, o próprio Elon Musk chegou a chamar esse carro de 25 mil dólares de uma "ideia absurda".
Mais necessário do que nunca
Nos últimos meses, o desempenho da Tesla na bolsa vem sendo uma montanha-russa. A eleição de Donald Trump como novo presidente dos Estados Unidos disparou o otimismo entre os investidores, dado o estreitamento da relação de Musk com o novo governo. Desde o início do ano, porém, o desempenho das ações perdeu força e regrediu aos níveis anteriores às eleições.
Esse crescimento e queda se devem muito ao fenômeno do cult stock, mas também a...
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