A BYD quer dominar o futuro da mobilidade com carros eletrificados e para isso segue investindo. Depois de superar a Tesla, a próxima meta é construir uma fábrica que faz 1 milhão de carros por ano
A BYD superou a Tesla em faturamento no ano passado: foram US$ 107 bilhões (R$ 614 bi) em receita anual da marca chinesa, contra US$ 97,7 bi (R$ 560,7 bilhões) da norte-ameriacana. Em números práticos, foram 29% de crescimento da BYD em 2024 na comparação com 2023.
E não foi "só" isso: além do faturamento maior, em 2024 a BYD também já havia superado a rival dos Estados Unidos em volume de produção de carros elétricos.
E a meta da BYD a partir de agora é insana, quase "absurda": construir complexo fabril com 130 km², o que significaria mais ou menos um local de produção do tamanho da cidade de San Francisco, na Califórnia (EUA). O objetivo principal é produzir um milhão de carros por ano nessa unidade.
Acha que isso está "longe"? Muito pelo contrário: o local existe e já está em processo de expansão. Falamos da fábrica da empresa em Zhengzhou, que terá área total equivalente a cidades grandes brasileiras, como São José dos Campos (SP) e João Pessoa (PB), por exemplo.
Hoje, 60 mil dos 90 mil empregados da BYD trabalham nesse local - e a marca já anunciou que pretende contratar mais 200 mil profissionais nos próximos meses. A estrutura não inclui só área fabril: também há moradias e espaços de lazer.
O vídeo abaixo mostra como funciona essa ideia. O complexo seria mais de dez vezes maior que o da Tesla em Nevada (EUA).
Can you imagine a factory larger than San Francisco? It's happening in China with BYD's Zhengzhou branch which will be 10 times larger than Tesla's Gigafactory in Nevada.
byu/5upralapsarian inSino
Tem mercado para isso?
Sem dúvidas. A BYD faz sucesso no mundo todo, incluindo o Brasil, mas especialmente na China, onde os clientes locais apostam cada vez mais em marcas originárias daquele país, ainda mais em termos de carros elétricos.
Ou seja, a China apostou em carros elétricos quando viu que não era tão simples inovar em um mercado onde marcas alemãs, americanas, francesas e japonesas, entre outras, dominavam. Deu certo. Hoje é possível dizer que a China é a maior potência mundial no mercado de carros elétricos.
O recado que fica? Além da China ter de fato se transformado na maior potência em eletromobilidade, a BYD também demonstra querer dominar o futuro da mobilidade eletrificada no mundo todo com o novo "império" que está subindo em Zhengzhou.