BYD supera Tesla e vira maior empresa de carros elétricos

Empresa se firma de vez como maior potência automotiva sobre o futuro da mobilidade e revela novo complexo do tamanho de San Francisco

25 mar 2025 - 12h26
Resumo
A BYD quer dominar o futuro da mobilidade com carros eletrificados e para isso segue investindo. Depois de superar a Tesla, a próxima meta é construir uma fábrica que faz 1 milhão de carros por ano

A BYD superou a Tesla em faturamento no ano passado: foram US$ 107 bilhões (R$ 614 bi) em receita anual da marca chinesa, contra US$ 97,7 bi (R$ 560,7 bilhões) da norte-ameriacana. Em números práticos, foram 29% de crescimento da BYD em 2024 na comparação com 2023.

E não foi "só" isso: além do faturamento maior, em 2024 a BYD também já havia superado a rival dos Estados Unidos em volume de produção de carros elétricos.

Publicidade

E a meta da BYD a partir de agora é insana, quase "absurda": construir complexo fabril com 130 km², o que significaria mais ou menos um local de produção do tamanho da cidade de San Francisco, na Califórnia (EUA). O objetivo principal é produzir um milhão de carros por ano nessa unidade.

Acha que isso está "longe"? Muito pelo contrário: o local existe e já está em processo de expansão. Falamos da fábrica da empresa em Zhengzhou, que terá área total equivalente a cidades grandes brasileiras, como São José dos Campos (SP) e João Pessoa (PB), por exemplo.

Hoje, 60 mil dos 90 mil empregados da BYD trabalham nesse local - e a marca já anunciou que pretende contratar mais 200 mil profissionais nos próximos meses. A estrutura não inclui só área fabril: também há moradias e espaços de lazer.

O vídeo abaixo mostra como funciona essa ideia. O complexo seria mais de dez vezes maior que o da Tesla em Nevada (EUA).

Publicidade
Can you imagine a factory larger than San Francisco? It's happening in China with BYD's Zhengzhou branch which will be 10 times larger than Tesla's Gigafactory in Nevada.

byu/5upralapsarian inSino

Tem mercado para isso?

Sem dúvidas. A BYD faz sucesso no mundo todo, incluindo o Brasil, mas especialmente na China, onde os clientes locais apostam cada vez mais em marcas originárias daquele país, ainda mais em termos de carros elétricos.

Ou seja, a China apostou em carros elétricos quando viu que não era tão simples inovar em um mercado onde marcas alemãs, americanas, francesas e japonesas, entre outras, dominavam. Deu certo. Hoje é possível dizer que a China é a maior potência mundial no mercado de carros elétricos.

O recado que fica? Além da China ter de fato se transformado na maior potência em eletromobilidade, a BYD também demonstra querer dominar o futuro da mobilidade eletrificada no mundo todo com o novo "império" que está subindo em Zhengzhou.

Unidade da BYD está sendo instalada no local onde foi a fábrica da Ford e conta com incentivos do governo da Bahia
Unidade da BYD está sendo instalada no local onde foi a fábrica da Ford e conta com incentivos do governo da Bahia
Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão
André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações