Supercarro elétrico da marca alemã supera o próprio recorde de 2022 na pista de Interlagos e reforça o título de EV produzido em série mais rápido do mundo
A nova geração do Porsche Taycan acaba de chegar ao Brasil. A atualização foi grandiosa. As novas versões - dez no total - têm mais potência, maior autonomia, aceleração mais vigorosa e carregamento mais rápido, com dinâmica de pilotagem aprimorada.
O time de Design da Porsche também atualizou o desenho e diferenciou os modelos "Turbo". Todas as configurações do Taycan têm lista de equipamentos padrão (agora ainda mais extensa) e vêm com a última geração do Porsche Driver Experience, com conceito de exibição e controle aprimorados.
Agora serão dez opções disponíveis para o consumidor brasileiro, com destaque para as versões Turbo GT Pacote Weissach, que desenvolve 1.034 cv e ultrapassa 300 km/h, e a estreia da Cross Turismo Turbo, que cria nova referência de esportividade para a versão perua, com dotes aprimorados de espaço interno.
- Taycan (sedã): potência de 300 kW/408 cv (ou 320 kW/420 cv com Pacote Performance Battery Plus), 42,8 kgfm de torque máximo, autonomia de 393 km, 0 a 100 km/h em 4,8 s e 230 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 820 mil
- Taycan 4 (sedã): potência de 300 kW/408 cv, 59,6 kgfm de torque máximo, autonomia de 415 km, 0 a 100 km/h em 4,6 s e 230 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 850 mil
- Taycan 4S (sedã): potência de 440 kW/598 cv, 72,4 kgfm de torque máximo, autonomia de 415 km, 0 a 100 km/h em 3,7 s e 250 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 875 mil
- Taycan GTS (sedã): potência de 515 kW/700 cv, 80,6 kgfm de torque máximo, autonomia de 428 km, 0 a 100 km/h em 3,3 s e 250 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 1.010.000
- Taycan Turbo (sedã): potência de 650 kW/884 cv, 90,8 kgfm de torque máximo, autonomia de 415 km, 0 a 100 km/h em 2,7 s e 260 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 1.175.000
- Taycan Turbo S (sedã): potência de 700 kW/952 cv, 113,2 kgfm de torque máximo, autonomia de 425 km, 0 a 100 km/h em 2,4 s e 260 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 1.435.000
- Taycan Turbo GT Pacote Weissach (sedã): potência de 760 kW/1.034 cv, 126,4 kgfm de torque máximo, autonomia de 442 km, 0 a 100 km/h em 2,2 s e 305 km/h de máxima. Preço: R$ 1.535.000
- Taycan 4 Cross Turismo (perua): potência de 320 kW/435 cv, 62,2 kgfm de torque máximo, autonomia de 415 km, 0 a 100 km/h em 4,7 s e 220 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 920 mil
- Taycan 4S Cross Turismo (perua): potência de 440 kW/598 cv, 72,4 kgfm de torque máximo, autonomia de 415 km, 0 a 100 km/h em 3,8 s e 240 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 935 mil
- Taycan Turbo Cross Turismo (perua): potência de 650 kW/884 cv, 90,8 kgfm de torque máximo, autonomia de 415 km, 0 a 100 km/h em 2,8 s e 250 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 1.225.000
Turbo GT Weissach: o Porsche mais potente já feito em série
Dotado de um trem de força que entrega 1.034 cv com a utilização do overboost com o controle de largada, o novo Taycan Turbo GT Pacote Weissach é o mais potente Porsche já produzido em série na história.
O torque máximo é de 126,4 kgfm. Combinado ao sistema de tração nas quatro rodas, o Taycan Turbo GT Weissach precisa de 2,2 segundos para fazer de 0 a 100 km/h. O modelo tem a funcionalidade "Attack Mode", importada da Fórmula E, que adiciona até 163 cv de potência ao conjunto por 10 segundos.
Esse acréscimo instantâneo de potência é baseado na função push-to-pass dos outros modelos Taycan. O sistema é otimizado para condução em pista e funciona de maneira semelhante aos carros de corrida 99X que a Porsche utiliza no Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA.
O impulso é indicado por um cronômetro de contagem regressiva no painel de instrumentos e apresentado dinamicamente com anéis animados no velocímetro.
Comparado à função push-to-pass nos outros modelos Taycan, o "Attack Mode" oferece 50 kW/68 cv a mais de potência e é operado e disponibilizado de maneiras diferentes: como alternativa ao acionamento da tecla no centro do seletor de modos de condução, o Attack Mode também pode ser ativado e desativado através da borboleta à direita. Isso torna a função mais fácil de usar na pista.
Desempenho elevado
Todos as versões aceleram mais que suas predecessores. Dois exemplos, de ambas as extremidades do portfólio: o Taycan e o Taycan Turbo S atingem 100 km/h em 4,8 e 2,4 segundos, respectivamente. Isso os torna 0,6 e 0,4 segundo mais rápidos do que as versões anteriores.
A performance aprimorada na aceleração é resultado de uma entrega maior de potência. Por exemplo, o Taycan base entrega 60 kW/81 cv a mais do que antes. No Taycan Turbo S, são mais 140 kW/190 cv com o Launch Control. Isso fez o conjunto da versão de topo subir para 700 kW/952 cv.
Autonomia foi ampliada em todad as versões.
No Taycan Turbo S, por exemplo, a autonomia no critério do Inmetro aumentou para até 425 km, ganho de 147 km ou 53%.
Além disso, o Taycan atualizado não apenas exige menos paradas de carga em viagens longas do que seu antecessor, mas também recarrega mais rápido: em estações de carga de DC de 800 volts, por exemplo, pode ser carregado com até 320 kW – isso é 50 kW a mais do que antes.
A janela de carga rápida da nova bateria de desempenho foi significativamente expandida. Isso significa que capacidades de carga superiores a 300 kW podem ser mantidas por até cinco minutos, e capacidades de carga muito altas podem ser alcançadas mais rapidamente, mesmo em baixas temperaturas.
Considerando algumas variáveis, isso pode reduzir pela metade o tempo necessário para ir de 10% a 80% de carga em comparação com o carro anterior. No Taycan de primeira geração, o tempo de carga de 10% a 80% a 15 ºC é de 37 minutos. Sob as mesmas condições, o Taycan atualizado leva 18 minutos, apesar de sua capacidade de bateria maior.
A Performance Battery Plus agora tem uma capacidade bruta de 105 kWh, contra 93 kWh da versão anterior.
Desenho também mudou
Com novo estilo frontal e traseiro (faróis e lanternas são inéditos), os designers da Porsche aprimoraram ainda mais o design purista do Taycan. Os novos paralamas dianteiros e os faróis mais planos dão ainda mais ênfase à largura do sedã - esses novos faróis apresentam tecnologia de matriz HD de alta resolução com ótica detalhada e agora exibem os gráficos característicos de quatro pontos da marca à noite.
Por dentro, o quadro de instrumentos, o display central e o display opcional do passageiro apresentam uma interface de usuário otimizada com funções adicionais. O seletor de modo no volante agora também vem como padrão. Para os modelos Taycan equipados com o pacote Sport Chrono e a Performance Battery Plus, a tecla especial para o push-to-pass foi adicionada ao seletor de modo.
Recorde em Interlagos
Após estabelecer recordes de desempenho para veículos elétricos na pista de Nürburgring, na Alemanha, bem como em outros traçados afamados em todo o planeta, como Laguna Seca (Estados Unidos) e Shanghai (China), o novo Taycan Turbo GT desembarcou no célebre Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
A subsidiária brasileira da marca de Stuttgart escalou o piloto brasileiro Felipe Nasr para pilotar o esportivo na tentativa de estabelecer um novo tempo de volta recorde para um veículo elétrico. Nasr é integrante da equipe Porsche Penske, tricampeão do IMSA e das 24h de Daytona.
Peter Vogel, CEO da Porsche Brasil, explica a ideia do desafio. "O objetivo era instaurar um novo recorde para estampar as virtudes da nova família Taycan, que estreia no mercado brasileiro. Nosso objetivo era superar o tempo de 1min49s828 estabelecido com o modelo Taycan Turbo S em 2022. A performance da nova versão Turbo GT não deixou dúvidas quanto à rápida e expressiva evolução tecnológica dos EVs."
Felipe Nasr apresentou-se em Interlagos no dia 5 de fevereiro para enfrentar o desafio. O piloto entrou na pista às 08:25 da manhã, cercado de expectativas. Após uma volta de aquecimento, Nasr abriu o cronômetro e acelerou pelos 4.308 metros de Interlagos em 1min42s130. O novo tempo não apenas supera por 7s7 o tempo estabelecido em 2022 com o Taycan Turbo S, mas também baixa em 9 décimos o tempo anterior do 911 Turbo S (1min43s087).
O feito alcançado pelo Porsche Taycan Turbo GT Pacote Weissach teve a colaboração técnica da Stuttgart Motorsport, equipe de competição criada pelo grupo Stuttgart, responsável pelo Porsche Center São Paulo e outros centros espalhados pelo país.
Em 2024, a equipe registrou o recorde para veículos originais de produção em série com o 911 GT2 RS Manthey-Racing. Pilotado por Ricardo Maurício, o veículo completou o percurso em 1min36s967. O suporte operacional foi oferecido pela 2Drive, empresa de eventos e treinamento de pilotagem dos pilotos e instrutores certificados Porsche Beto Gresse e Rodrigo Hanashiro.