A montadora sul-coreana antecipou as mudanças no motor 1.0 turbo, aplicando-as inicialmente no SUV Creta, cuja linha 2025 já está disponível no mercado. Essas atualizações em breve também serão incorporadas aos modelos da família HB20.
As modificações incluem a instalação de uma bomba de óleo eletrônica controlada pela ECU, uma válvula termostática eletrônica e maior controle do fluxo de lubrificação. O coletor de escape integrado ao cabeçote também faz parte das mudanças.
Essas alterações não só ajudam a reduzir as emissões de poluentes, como também melhoram a eficiência térmica do motor. Com isso, o consumo de combustível do Creta 2025 apresenta números mais favoráveis em relação ao modelo 2024.
Por exemplo, o consumo do Creta 2024 com etanol era de 8,3 km/l na cidade e 8,7 km/l na estrada, enquanto o modelo 2025 atinge 8,4 km/l e 9 km/l, respectivamente. Já com gasolina, o Creta 2025 apresenta consumo de 12 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada.
Apesar das mudanças, a potência e o torque do motor permanecem inalterados. O motor Kappa 1.0 turbo continua gerando 120 cavalos de potência e 17,5 kgfm de torque, tanto com etanol quanto com gasolina, sendo sempre associado à transmissão automática de seis marchas.