Honda chega à incrível marca de 30 milhões de unidades produzidas em sua fábrica de motocicletas de Manaus (AM). Marca é líder do segmento de motos e maior fabricante de veículos automotores do Brasil
Mais um registro histórico no setor de mobilidade: a Moto Honda da Amazônia celebra nesta semana a produção de sua motocicleta número 30 milhões. A conquista foi protagonizada pela recém-lançada CG 160 Titan, versão topo de linha do primeiro modelo produzido pela empresa no Brasil.
Para comemorar, uma cerimônia interna foi realizada nesta terça-feira (29) na unidade fabril da empresa, em Manaus (AM), com a presença de Toshihiro Mibe, presidente e CEO global da Honda, que visita o Brasil pela primeira vez; e Arata Ichinose, Presidente da Moto Honda da Amazônia e Honda América do Sul.
Maior fabricante de motocicletas da América do Sul e líder absoluta do segmento no Brasil, a Honda começou a importar suas primeiras motocicletas para o país em 1971.
Em 1976, instalou sua primeira fábrica no Brasil, na Zona Franca de Manaus, e ao longo dos anos estruturou uma robusta operação de fabricação de componentes e montagem de motocicletas, além de contribuir para o estabelecimento de uma vasta cadeia de suprimentos no país.
"Alcançar a marca de 30 milhões de motocicletas produzidas no Brasil é motivo de muito orgulho para a operação brasileira. Celebramos a conexão da marca com os brasileiros ao longo dos mais de 50 anos, e tudo isso é possível graças à dedicação dos nossos colaboradores, a parceria da rede de concessionárias e fornecedores e, claro, dos nossos clientes, que escolhem a Honda para fazer parte de suas vidas. A cada motocicleta produzida em Manaus reafirmamos nosso compromisso com o desenvolvimento da região e com a mobilidade no país, oferecendo qualidade, inovação e segurança em cada modelo que sai da nossa linha de montagem", afirma Arata Ichinose.
Trajetória de liderança no Brasil
Inaugurada em 1976, a fábrica da Moto Honda em Manaus é a mais verticalizada planta de motocicletas da Honda em todo o mundo. Nas instalações, acontece um complexo processo produtivo que vai além da montagem de motocicletas e envolve o desenvolvimento de diversos componentes que integram o produto final, como chassi, rodas, banco e motor, entre outros.
Além de líder no segmento de motocicletas, a Honda é a maior fabricante de veículos automotores do Brasil. Diariamente, saem da linha de produção de Manaus cerca de 5.700 unidades - são produzidos 18 modelos de motocicletas, de 110 a 1.000 cilindradas.
Além da produção nacional, a empresa também comercializa modelos importados e oferece o maior line-up de motos do Brasil, com produtos que atendem aos mais variados perfis de clientes e são soluções de mobilidade para deslocamentos do dia a dia, trabalho e lazer.
Além de atender o mercado nacional, a Moto Honda Amazônia exporta para mais de 15 países, como Estados Unidos, Austrália e México.
A Honda conta com mais de 8 mil colaboradores diretos somente na fábrica de Manaus. Hoje na unidade fabril há um moderno Centro de Desenvolvimento e Tecnologia, onde há o desenvolvimento multidisciplinar entre todos os departamentos responsáveis pelas atividades de novas tecnologias, processos e produtos.