Tesla Model Y passa por reestilização; veja como ele ficou

Lançado em 2019, modelo que se tornou o veículo mais vendido do mundo em 2023 recebe sua primeira atualização visual; estreia será em março

10 jan 2025 - 13h15
Resumo
Veículo mais vendido do mundo desde 2023 ganha reestilização profunda para o mercado chinês antes mesmo de ser mostrado aos clientes dos EUA, tamanha a importância do mercado asiático
Tesla Model Y Juniper estreia em 2025
Tesla Model Y Juniper estreia em 2025
Foto: Divulgação

Quem acompanha o mercado mundial de automóveis sabe que o Tesla Model Y é, desde 2023, o veículo mais vendido do mundo - naquele ano, o modelo da marca californiana registrou aumento de incríveis 64% na comparação com 2022.

Pois nesta semana um novo Tesla Model Y, chamado de Juniper, foi apresentado na China antes mesmo de ser anunciado nos Estados Unidos - tamanha sua importância no mercado oriental.

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Reestilizado, o crossover tem novidades por dentro e por fora e clara inspiração no facelift chamado Highland que o Model 3 também recebeu. A chegada oficial do carro o mercado chinês, onde também é fabricado, está prevista para março deste ano.

O visual agora tem linhas de LED retilíneas que percorrem toda a área frontal e traseira - assim como na picape Cybertruck. Além disso, o coeficiente aerodinâmico caiu de 0,23 para 0,22, o que ajuda a melhor o "consumo". Também há novas opções de rodas (de 19 ou 20 polegadas) e uma inédita cor azul.

Tesla Model Y Juniper tem inspiração visual no Model 4 Highland e na picape Cybertruck
Foto: Divulgação

O carro também cresceu para 4,80 m de comprimento, 1,92 m de largura e 1,62 m de altura, com 2,89 m de distância entre os eixos. Na prática, está 4,7 cm maior e 0,1 cm mais estreiro.

Por dentro, ele segue o padrão minimalista da empresa - com apenas volante e uma tela central gigante, de 15 polegadas - e tem acabamento escurecido. O porta-malas aumentou 100 litros e agora pode chegar a 2.130 l se os bancos traseiros forem rebatidos.

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São duas versões:

  • RWD - 263.500 yuans (cerca de R$ 220 mil)

Versão de entrada, tem 295 cv, tração traseira, bateria de 62,5 kWh, autonomia de até 593 km no ciclo chinês CLTC e pode arrancar de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos

  • AWD - 303.500 yuans (cerca de R$ 255 mil)

Versão mais cara, tem 260 cv + 184 cv, tração integral, bateria de 78,4 kWh, autonomia de até 719 km no ciclo chinês CLTC e pode arrancar de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos

A pré-venda na China começa em fevereiro. Em outros mercados, como o europeu e o norte-americano, sua chegada está prevista para meados do ano.

André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
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