Liderado pela 99, o segundo Fórum da Aliança pela Mobilidade Sustentável destacou iniciativas como o Programa de Créditos de Carbono, expansão de infraestrutura de recarga elétrica e avanços em modais como o de motos elétricas, por exemplo.
Confira, abaixo, os principais pontos.
Novidades em motos elétricas
A coalizão avançou no segmento de motos elétricas, com a adesão das empresas Vammo e Riba. Especializada em soluções para transporte de carga e passageiros, ambas trazem tecnologias como Battery Swap, que permite a troca rápida de baterias em menos de cinco minutos.
Atualmente, a plataforma tem 1.700 motos elétricas registradas – e a meta de chegar a 10 mil até o final de 2025.
Programa de créditos de carbono: ganham motoristas e o meio ambiente
Uma das grandes novidades é o Programa de créditos de carbono, desenvolvido em parceria com o Osten Group e a BVM12. A iniciativa permitirá que motoristas parceiros da 99 recebam até R$200 adicionais por meio da redução de emissões de CO2.
A primeira fase do programa envolverá a coleta de dados de todos os automóveis elétricos disponibilizados pela Osten, utilizando tecnologia de telemetria para monitorar consumo de energia e quilometragem.
Com base nessas informações, os créditos de carbono serão gerados e rastreados via blockchain, garantindo dessa forma transparência e integridade.
Números que impressionam
Desde a criação da Aliança pela Mobilidade Sustentável, em 2022, a 99 superou diversas expectativas:
- Investiu mais de R$ 280 milhões em eletromobilidade;
- Realizou mais de 7,5 milhões de viagens em veículos elétricos e híbridos;
- Beneficiou mais de 11 milhões de passageiros com transporte limpo e tecnológico;
- Alcançou a marca de 8,5 mil carros eletrificados cadastrados, superando a meta inicial de 3,5 mil. A nova meta agora é atingir 20 mil até 2025.
Expansão da infraestrutura de recarga
Outro pilar da Aliança é a ampliação de pontos de recarga elétrica. Atualmente, há 80 plugs DC espalhados por São Paulo, oferecidos em parceria com empresas como Easy Volt e Zletric.
Os motoristas parceiros da 99 têm acesso a descontos exclusivos nesses locais, facilitando assim a recarga e incentivando o uso de veículos elétricos.
Sustentabilidade e impacto social
A 99 também comemora resultados significativos em sustentabilidade. A frota eletrificada do grupo evitou a emissão de mais de oito mil toneladas de CO².
Além disso, parcerias com empresas como a BYD e o Santander têm viabilizado condições diferenciadas para aquisição e locação de carros eletrificados, o que de fato amplia o acesso à eletromobilidade.
O futuro da mobilidade elétrica
Para Thiago Hipolito, diretor sênior de inovação na 99, os avanços apresentados no Fórum reforçam o compromisso da empresa com um transporte mais limpo e eficiente.
"Estamos acelerando a transição para uma mobilidade mais limpa, com impactos reais para nossos motoristas, passageiros e o meio ambiente. Esse é o caminho para um futuro sustentável e inovador", explica.